Cultura de segurança do paciente em unidade de terapia intensiva: perspectiva da equipe de enfermagem

Autores

  • Janeide Freitas Mello Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário
  • Sayonara Fátima Faria Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.38760

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Cultura, Unidades de Terapia Intensiva, Enfermagem

Resumo

Survey realizado com objetivo de identificar e comparar as dimensões da cultura de segurança do paciente na perspectiva dos profissionais de enfermagem de duas Unidades de Terapia Intensiva. Foi aplicado o Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) entre abril a junho de 2011, o qual foi respondido por 86 profissionais, equivalente a (83,49%) da população de duas Unidades de Terapia Intensiva. As dimensões com maior avaliação positiva foram trabalho em equipe nas unidades (62,8%), expectativas e ações para promoção da segurança do supervisor (49%) e aprendizado organizacional (46,1%). As dimensões com menor avaliação foram apoio da gestão para a segurança (13,6%), respostas não punitivas aos erros (17,5%) e percepção geral de segurança (25,9%). Os resultados indicam que a cultura de segurança precisa ser desenvolvida nos locais do estudo, com especial atenção aquelas com avaliação menos positiva sobre a cultura de segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janeide Freitas Mello, Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: janeidef@gmail.com.

Sayonara Fátima Faria Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: sayonara.barbosa@ufsc.br.

Publicado

04/05/2017

Como Citar

1.
Mello JF, Barbosa SFF. Cultura de segurança do paciente em unidade de terapia intensiva: perspectiva da equipe de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 28º de março de 2024];19:a07. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/38760

Edição

Seção

Artigo Original