Cultura de segurança do paciente em unidade de terapia intensiva: perspectiva da equipe de enfermagem

  • Janeide Freitas Mello Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário
  • Sayonara Fátima Faria Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Segurança do Paciente, Cultura, Unidades de Terapia Intensiva, Enfermagem

Resumo

Survey realizado com objetivo de identificar e comparar as dimensões da cultura de segurança do paciente na perspectiva dos profissionais de enfermagem de duas Unidades de Terapia Intensiva. Foi aplicado o Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) entre abril a junho de 2011, o qual foi respondido por 86 profissionais, equivalente a (83,49%) da população de duas Unidades de Terapia Intensiva. As dimensões com maior avaliação positiva foram trabalho em equipe nas unidades (62,8%), expectativas e ações para promoção da segurança do supervisor (49%) e aprendizado organizacional (46,1%). As dimensões com menor avaliação foram apoio da gestão para a segurança (13,6%), respostas não punitivas aos erros (17,5%) e percepção geral de segurança (25,9%). Os resultados indicam que a cultura de segurança precisa ser desenvolvida nos locais do estudo, com especial atenção aquelas com avaliação menos positiva sobre a cultura de segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janeide Freitas Mello, Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: janeidef@gmail.com.
Sayonara Fátima Faria Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: sayonara.barbosa@ufsc.br.
Publicado
28-11-2017
Como Citar
Mello, J. F., & Barbosa, S. F. F. (2017). Cultura de segurança do paciente em unidade de terapia intensiva: perspectiva da equipe de enfermagem. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.38760
Seção
Artigo Original