Construção e avaliação de tecnologia educacional interativa para familiares cuidadores sobre cuidar de pessoas dependentes
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v19.38115Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Informática em EnfermagemResumo
O objetivo deste estudo foi descrever o processo de construção e avaliação de uma tecnologia educacional interativa destinada a familiares cuidadores que cuidam de pessoas dependentes, de forma a assegurar a continuidade de cuidados após alta hospitalar. Pesquisa aplicada, exploratória descritiva, desenvolvida entre 2012 e 2013. A construção da tecnologia educacional baseou-se no modelo ADDIE, fundamentado no Design Instrucional Contextualizado. A tecnologia foi avaliada por seis peritos por meio de questionário com perguntas fechadas e abertas. A tecnologia educacional contém informações, orientações, fotos, vídeos e áudio, estruturados por três temas relacionados com o alimentar por sonda, posicionar e transferir. Os peritos avaliaram positivamente a tecnologia educacional, aprovaram o seu conteúdo e fizeram sugestões para o seu aperfeiçoamento. Concluiu-se que a tecnologia educacional mostrou-se adequada ao disponibilizar informação fiável, adaptada às necessidades dos familiares cuidadores, podendo ser uma plataforma facilitadora para auxiliar familiares cuidadores no âmbito do autocuidado a pessoa dependente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15/05/2017
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.