Construção e avaliação de tecnologia educacional interativa para familiares cuidadores sobre cuidar de pessoas dependentes

  • Maria José Silva Lumini Landeiro Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Heloísa Helena Ciqueto Peres Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Professora Titular
  • Teresa Vieira Martins Escola Superior de Enfermagem do Porto
Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Informática em Enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever o processo de construção e avaliação de uma tecnologia educacional interativa destinada a familiares cuidadores que cuidam de pessoas dependentes, de forma a assegurar a continuidade de cuidados após alta hospitalar. Pesquisa aplicada, exploratória descritiva, desenvolvida entre 2012 e 2013. A construção da tecnologia educacional baseou-se no modelo ADDIE, fundamentado no Design Instrucional Contextualizado. A tecnologia foi avaliada por seis peritos por meio de questionário com perguntas fechadas e abertas. A tecnologia educacional contém informações, orientações, fotos, vídeos e áudio, estruturados por três temas relacionados com o alimentar por sonda, posicionar e transferir. Os peritos avaliaram positivamente a tecnologia educacional, aprovaram o seu conteúdo e fizeram sugestões para o seu aperfeiçoamento. Concluiu-se que a tecnologia educacional mostrou-se adequada ao disponibilizar informação fiável, adaptada às necessidades dos familiares cuidadores, podendo ser uma plataforma facilitadora para auxiliar familiares cuidadores no âmbito do autocuidado a pessoa dependente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Silva Lumini Landeiro, Escola Superior de Enfermagem do Porto
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Porto, Portugual. E-mail: lumini@esenf.pt.
Heloísa Helena Ciqueto Peres, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Professora Titular
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: hhcperes@usp.br.
Teresa Vieira Martins, Escola Superior de Enfermagem do Porto
Enfermeira, Doutora em Psicologia da Saúde. Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Porto, Portugal. teresam@esenf.pt.
Publicado
28-11-2017
Como Citar
Landeiro, M. J., Peres, H., & Martins, T. (2017). Construção e avaliação de tecnologia educacional interativa para familiares cuidadores sobre cuidar de pessoas dependentes. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.38115
Seção
Artigo Original