Diagnósticos de enfermagem dos domínios autopercepção e enfrentamento/tolerância ao estresse relacionados à infertilidade feminina

  • Andressa Carioca Bezerra
  • Viviane Martins da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Paula Sacha Frota Nogueira Universidade Federal do Ceará
  • Raquel de Serpa Torres Martins
  • Rebeca Pinho Romero Vieira
  • Sarah Maria Fraxe Pessoa Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Infertilidade Feminina, Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem

Resumo

Objetivou-se caracterizar o perfil de diagnósticos de enfermagem dos domínios Autopercepção e Enfrentamento/Tolerância ao estresse apresentados por mulheres com queixa de infertilidade. Estudo descritivo, quantitativo, realizado com 40 mulheres, em uma unidade de assistência primária à saúde. Dados foram coletados por meio de formulário de entrevista elaborado para esta pesquisa. Identificou-se 20 diagnósticos. Disposição para poder melhorado, Disposição para enfrentamento melhorado, Disposição para resiliência melhorada, Ansiedade e Baixa autoestima situacional apresentaram maior frequência. Os achados revelaram que a infertilidade pode gerar ansiedade e afetar negativamente a autopercepção da mulher. Entretanto, esta clientela demonstrou disposição para otimizar seu nível de bem-estar. A identificação de diagnósticos contribui para o planejamento do cuidado e enriquece a qualidade do atendimento, possibilitando o preparo destas mulheres para a conquista ou não da maternidade, por meio de intervenções de enfermagem individualizadas, incluindo apoio emocional e psicossocial de acordo com a necessidade de cada uma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Carioca Bezerra
Enfermeira. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: andressacarioca88@yahoo.com.br.
Viviane Martins da Silva, Universidade Federal do Ceará
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: viviane.silva@outlook.com.
Paula Sacha Frota Nogueira, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Assistente da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: sachanogueira@yahoo.com.br.

Raquel de Serpa Torres Martins
Enfermeira. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: raqueldeserpa@yahoo.com.br.
Rebeca Pinho Romero Vieira
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: rebecaprv@hotmail.com.
Sarah Maria Fraxe Pessoa, Universidade Federal do Ceará
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Colaborada da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: sarahfraxe2005@yahoo.com.br.
Publicado
01-12-2016
Como Citar
Bezerra, A. C., Silva, V. M. da, Nogueira, P. S. F., Martins, R. de S. T., Vieira, R. P. R., & Pessoa, S. M. F. (2016). Diagnósticos de enfermagem dos domínios autopercepção e enfrentamento/tolerância ao estresse relacionados à infertilidade feminina. Revista Eletrônica De Enfermagem, 18. https://doi.org/10.5216/ree.v18.37659
Seção
Artigo Original