Assistência de enfermagem obstétrica baseada em boas práticas: do acolhimento ao parto

  • Maraysa Jéssyca de Oliveira Vieira Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
  • Amuzza Aylla Pereira dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Jovânia Marques de Oliveira e Silva Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
  • Maria Elisângela Torres de Lima Sanches Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Obstétrica, Assistência Perinatal, Acolhimento

Resumo

Objetivou-se avaliar a assistência do enfermeiro obstetra do acolhimento ao parto, baseando-se nas boas práticas obstétricas. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e documental, de abordagem quantitativa por meio da análise de 500 prontuários. A pesquisa identificou que houve a realização da episiotomia em 12,2%, amniotomia em 13%, o uso de ocitocina em 42,8%, os métodos não farmacológicos para alívio da dor foram aplicados em 75,4% e o contato pele a pele foi estimulado em 91,6%. Verificou-se que o uso das boas práticas obstétricas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde foram utilizadas pelo enfermeiro obstetra na assistência do acolhimento ao parto na sua maioria e está próxima do preconizado pelas evidências científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maraysa Jéssyca de Oliveira Vieira, Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
Discente do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil. E-mail: maraysa_jessyca@hotmail.com.
Amuzza Aylla Pereira dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, nível Doutorado, da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil. E-mail: amuzzasantos@bol.com.br.
Jovânia Marques de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil. E-mail: jovaniasilva@gmail.com.
Maria Elisângela Torres de Lima Sanches, Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmácia
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professor Auxiliar da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil. E-mail: sanches_eli@hotmail.com.
Publicado
30-06-2016
Como Citar
Vieira, M. J. de O., Santos, A. A. P. dos, Silva, J. M. de O. e, & Sanches, M. E. T. de L. (2016). Assistência de enfermagem obstétrica baseada em boas práticas: do acolhimento ao parto. Revista Eletrônica De Enfermagem, 18. https://doi.org/10.5216/ree.v18.36714
Seção
Artigo Original