Acidentes domésticos em idosos atendidos em um hospital de urgência

Autores

  • Ana Maria Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Piauí
  • Dáfne Beatriz Dias Pereira Universidade Federal do Piauí
  • Lays Carollinne Soares de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Maria Zélia de Araújo Madeira Universidade Federal do Piauí
  • Elaine Maria Leite Rangel Andrade Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.36569

Palavras-chave:

Acidentes Domésticos, Idoso, Ferimentos e Lesões, Enfermagem Geriátrica

Resumo

Estudo transversal realizado em hospital de referência em urgência com amostragem por conveniência cujos dados foram coletados de junho a julho de 2014. Objetivou analisar os acidentes domésticos em idosos atendidos em hospital público de urgência. Do total de 83 entrevistados, 77,1% eram mulheres, possuíam 80 a 89 anos (32,5%), analfabetos (32,5%), viúvos (44,6%), residindo com cônjuge e outros familiares (73,5%), aposentados (84,4%), recebiam um a dois salários mínimos (88%). A prevalência de acidentes domésticos foi de 6,4%, com predominância de queda (84,4%), da própria altura (55,6%). Descuido na observação do ambiente foi auto referido como principal causa (45,8%). A não associação entre a ocorrência de quedas, existência de doença crônica, medicação de uso contínuo e realização de atividade no instante do acidente foi um achado relevante. Recomenda-se cuidado multiprofissional com avaliação funcional ampla identificando as deficiências dos idosos e limitações ambientais visando orientação comunitária e planejamento de intervenções integradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil. E-mail: ana.mrsantos@gmail.com.

Dáfne Beatriz Dias Pereira, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Teresina, PI, Brasil. E-mail: dafnebeatrizdias@gmail.com.

Lays Carollinne Soares de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Teresina, PI, Brasil. E-mail: layscarollinne@hotmail.com.

Maria Zélia de Araújo Madeira, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira, Doutora em Ciências Médicas. Professora Adjunto da Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil. E-mail: zeliamadeira15@yahoo.com.br.

Elaine Maria Leite Rangel Andrade, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil. E-mail: elairgel@gmail.com.

Publicado

30/06/2016

Como Citar

1.
Santos AMR dos, Pereira DBD, Carvalho LCS de, Madeira MZ de A, Andrade EMLR. Acidentes domésticos em idosos atendidos em um hospital de urgência. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2016 [citado 28º de março de 2024];18:e1169. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/36569

Edição

Seção

Artigo Original