Papel gerencial do enfermeiro de centro cirúrgico: percepções por meio de imagens

  • Camila Dalcól Instituto Federal do Paraná
  • Mara Lúcia Garanhani Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Enfermagem Perioperatória, Papel do Profissional de Enfermagem, Enfermeiro, Centros Cirúrgicos

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de enfermeiros de centro cirúrgico sobre seu ambiente de trabalho e seu papel gerencial. Pesquisa qualitativa realizada com dez enfermeiros gerentes, de hospitais públicos e privados, por meio de entrevistas projetivas individuais, de fevereiro a agosto de 2013. As entrevistas foram transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Os resultados possibilitaram por meio de imagens, tais como: estrategista, camaleão, maestro, carro-chefe, cabeça de coruja, super-herói entre outras, analisar as percepções dos enfermeiros. Em relação ao ambiente descreveram imagens associadas às finalidades e características físicas da unidade, destacando-a como o coração do hospital. Ao papel gerencial as imagens foram associadas à liderança, tomada de decisão, adaptação, flexibilidade, trabalho em equipe e supervisão. Observamos que os enfermeiros possuem uma visão proativa sobre sua atuação, porém, em alguns momentos, idealizadas. Torna-se ímpar refletir sobre seu papel e buscar dar maior visibilidade à sua atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Dalcól, Instituto Federal do Paraná
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professor Substituto do Instituto Federal do Paraná. Londrina, PR, Brasil. E-mail: kamila_dalcol@hotmail.com.
Mara Lúcia Garanhani, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. E-mail: maragara@hotmail.com.

Publicado
30-06-2016
Como Citar
Dalcól, C., & Garanhani, M. L. (2016). Papel gerencial do enfermeiro de centro cirúrgico: percepções por meio de imagens. Revista Eletrônica De Enfermagem, 18. https://doi.org/10.5216/ree.v18.34888
Seção
Artigo Original