Experiências de ser um ex-jovem cuidador: efeitos na transição para a idade adulta e na atual situação de vida

Autores

  • Martin Nagl-Cupal Universidade de Viena, Departamento de Ciência da Enfermagem
  • Sabine Metzing Universidade de Witten/Herdecke, Faculdade de Saúde, Departamento de Ciência da Enfermagem
  • Hanna Mayer Universidade de Viena, Departamento de Ciência da Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.34350

Palavras-chave:

Adolescente, Criança, Cuidadores, Saúde da Família, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Este estudo qualitativo tem por objetivo descrever experiências de adultos com responsabilidade de prestação de cuidados durante a infância. Dezesseis entrevistas semiestruturadas com ex-jovens cuidadores foram realizadas e analisadas utilizando procedimentos de codificação aberta e axial e técnicas de comparação constante. Ser responsável enquanto criança, em termos de prestação de cuidados, tem um impacto sobre todos os envolvidos. Ao entrar na idade adulta, a maioria dos ex-jovens cuidadores mantem a responsabilidade para com a pessoa doente. Sentem-se divididos entre o esforço de tentar organizar sua vida de uma nova forma e aferrar-se a uma vida em que a responsabilidade é ainda uma preocupação dominante. Eles permanecem em silêncio sobre a prestação de cuidados devido ao receio de memórias dolorosas ou pela incapacidade de reconhecer-se como ex-jovens cuidadores. O conhecimento da situação de ex-jovens cuidadores permite melhorar a compreensão de como a prestação de cuidados molda a transição para a vida adulta e pode ajudar a evitar um papel de cuidador inadequado para atuais crianças prestadoras de cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martin Nagl-Cupal, Universidade de Viena, Departamento de Ciência da Enfermagem

Doutor, Enfermeiro, Pesquisador de Pós-Doutorado. Departamento de Ciência da Enfermagem, Universidade de Viena. Viena, Áustria. E-mail: martin.nagl-cupal@univie.ac.at.

Sabine Metzing, Universidade de Witten/Herdecke, Faculdade de Saúde, Departamento de Ciência da Enfermagem

Professora Junior, Doutora, Enfermeira. Departamento de Ciência da Enfermagem, Faculdade de Saúde, Universidade de Witten/Herdecke. Witten, Alemanha. E-mail: sabine.metzing@uni-wh.de.

Hanna Mayer, Universidade de Viena, Departamento de Ciência da Enfermagem

Professora Doutora, Enfermeira, Departamento de Ciência da Enfermagem, Universidade de Viena. Viena, Áustria. E-mail: hanna.mayer@unvie.ac.at.

Publicado

31/03/2016

Como Citar

1.
Nagl-Cupal M, Metzing S, Mayer H. Experiências de ser um ex-jovem cuidador: efeitos na transição para a idade adulta e na atual situação de vida. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2016 [citado 23º de maio de 2022];17(4). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/34350

Edição

Seção

Artigo Original