Conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de crianças e adolescentes em hemodiálise ou diálise peritoneal

  • Alexciana Farias Batista Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
  • Maria de Fátima Costa Caminha Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
  • Carla Cristina Silva Hospital São João de Deus
  • Clécia Cristiane da Silva Sales Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Palavras-chave: Cuidadores, Enfermagem, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Resumo

Objetivou-se avaliar o conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de crianças e adolescentes com doença renal crônica em hemodiálise ou diálise peritoneal e associá-los às condições socioeconômicas. Estudo de corte transversal, tipo inquérito que avalia Conhecimento, Atitude e Prática, realizado com 30 cuidadores. As diferenças das médias dos escores, segundo as condições socioeconômicas, foram comparadas através do Teste t de Student ou ANOVA; considerando como significativo, p <0,05. Os cuidadores apresentaram dificuldades relacionadas ao conhecimento, atitude e prática. Observou-se diferença estatisticamente significativa na dimensão do conhecimento relacionado ao tipo de moradia (p=0,001) e escolaridade (p=0,014). No que se refere à atitude, não houve significância. Com relação à prática, obteve-se diferença estatística quanto ao piso da moradia (p=0,015). Condições socioeconômicas estão associadas ao conhecimento e a prática dos cuidadores de crianças e adolescentes com doença renal crônica em hemodiálise ou diálise peritoneal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexciana Farias Batista, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Enfermeira. Discente do Programa de Residência em Enfermagem em Nefrologia pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil. E-mail: alexci_2007@hotmail.com.

Maria de Fátima Costa Caminha, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Enfermeira, Doutora em Nutrição. Docente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil. E-mail: fatimacaminha@imip.org.br.
Carla Cristina Silva, Hospital São João de Deus
Enfermeira. Supervisora de Enfermagem da Unidade II do Hospital São João de Deus. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: silvamr.carla@gmail.com.
Clécia Cristiane da Silva Sales, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Enfermeira, Mestre em Saúde Materno Infantil. Gerente da Unidade Renal Pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil. E-mail: cleciacristiane@yahoo.com.br.
Publicado
30-06-2016
Como Citar
Batista, A. F., Caminha, M. de F. C., Silva, C. C., & Sales, C. C. da S. (2016). Conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de crianças e adolescentes em hemodiálise ou diálise peritoneal. Revista Eletrônica De Enfermagem, 18. https://doi.org/10.5216/ree.v18.34269
Seção
Artigo Original