Ocorrência de incidentes em um centro cirúrgico: estudo documental

Autores

  • Willyara Rodrigues Bezerra Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Ana Lúcia Queiroz Bezerra Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde
  • Milton Junio Cândido Bernardes Força Aérea Brasileira
  • Cristiane Chagas Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.33339

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestão da Segurança, Doença Iatrogênica, Assistência Perioperatória, Segurança do Paciente

Resumo

O objetivo do estudo foi estimar a prevalência dos incidentes ocorridos durante cirurgias em um centro cirúrgico e analisar os tipos e causas das ocorrências. Estudo transversal, retrospectivo, tendo como fonte de dados 300 prontuários de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos no período de julho a dezembro de 2013, em um hospital de ensino da região Centro-Oeste do Brasil. Um total de 26 incidentes foi encontrado, estimando prevalência de 8,7%. Incidentes relacionados à suspensão de cirurgia, perfuração de luvas, acidentes com paciente por falhas técnicas no procedimento e falhas técnicas no gerenciamento do serviço foram atribuídos à distração da equipe, falha na prescrição, pouco conhecimento, sobrecarga de trabalho e falha de organização do serviço. O estudo evidenciou a característica sistêmica e multifatorial do incidente e levantou indicadores que indicam a necessidade de melhorias no processo de gestão de materiais e recursos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willyara Rodrigues Bezerra, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Goiânia, GO, Brasil. E-mail: willyara_pba@hotmail.com.

Ana Lúcia Queiroz Bezerra, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da FEN/UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: analuciaqueiroz@uol.com.br.

Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil. E-mail: paranagua@unb.br.

Milton Junio Cândido Bernardes, Força Aérea Brasileira

Enfermeiro, Mestre em Ciências Farmacêuticas. Oficial Enfermeiro QOCON da Força Aérea Brasileira. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: milton.bernardes@gmail.com.

Cristiane Chagas Teixeira

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: cc-teixeira@hotmail.com.

Publicado

31/03/2016

Como Citar

1.
Bezerra WR, Bezerra ALQ, Paranaguá TT de B, Bernardes MJC, Teixeira CC. Ocorrência de incidentes em um centro cirúrgico: estudo documental. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2016 [citado 23º de maio de 2022];17(4). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33339

Edição

Seção

Artigo Original