Construção de um banco de termos da linguagem especial de enfermagem

Autores

  • Meire Chucre Tannure Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tânia Couto Machado Chianca Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Telma Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33259

Palavras-chave:

Classificação, Terminologia, Enfermagem

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia empregada na construção de um banco de termos da linguagem especial de Enfermagem descrevendo o processo de extração e padronização de termos identificados em prontuários de pacientes internados em uma unidade de tratamento intensivo de adultos, mapeando os termos extraídos com os termos existentes na CIPE® - versão 1.0 e classificando os termos não constantes nos sete eixos dessa classificação. É possível identificar termos que são utilizados na prática por enfermeiros e construir bancos de termos que possam alimentar sistemas de informação que auxiliem na operacionalização das etapas do processo de Enfermagem e na construção de catálogos CIPE®.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meire Chucre Tannure, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Enfermeira Intensivista. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG). Docente da PUC Minas e da Pós-Graduação da Faculdade Pitágoras e Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Belo Horizonte, MG. E-mail: meirechucre@yahoo.com.br.

Tânia Couto Machado Chianca, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado da EE/UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EE/UFMG. Belo Horizonte, MG. E-mail: tchianca@enf.ufmg.br.

Telma Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto IV do Departamento de Enfermageme Saúde Pública e Psiquiatria do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CCS/UFPB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da CCS-UFPB. Pesquisadora CNPq. João Pessoa, PB. E-mail: tegarcia@ccs.ufpb.br.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Tannure MC, Chianca TCM, Garcia TR. Construção de um banco de termos da linguagem especial de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 22º de maio de 2022];11(4):1026-30. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33259

Edição

Seção

Artigo de Atualização