Automonitorização da glicemia capilar no domicílio: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Carla Regina de Souza Teixeira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Lúcia Zanetti Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Camila Aparecida Pinheiro Landim Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Tânia Alves Canata Becker Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ellen Cristina Barbosa dos Santos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Rosana Cristina Franco Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Rachel Citro Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33257

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Automonitorização da glicemia, Enfermagem

Resumo

A presente investigação é uma revisão integrativa que teve como objetivo buscar e avaliar as evidências científicas disponíveis sobre automonitorização da glicemia capilar no domicílio para o alcance do bom controle metabólico das pessoas com diabetes mellitus, no período de 1990 a 2009. Para tanto, a seleção dos estudos foi realizada por meio de quatro bases de dados: PUBMED (National Library of Medicine), MEDLINE/BVS (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/Biblioteca Virtual em Saúde), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Heath Literature), resultando em 28 artigos científicos. A apresentação dos artigos incluídos nessa revisão integrativa foi distribuída em quatro quadros, considerando os seguintes pontos: periódico, ano/país, título, autoria, tipo de estudo, objetivo, resultados e conclusão. Os resultados foram discutidos de forma descritiva e em consonância com o objetivo proposto. Destaca-se a importância da automonitorização da glicemia capilar no domicílio, devendo-se, portanto, ser estimulada entre pessoas com diabetes mellitus. Contudo, torna-se necessário que o profissional de saúde esteja embasado cientificamente, para programar intervenções eficazes e atender às necessidades reais da pessoa com diabetes mellitus.

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Biografia do Autor

Carla Regina de Souza Teixeira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Professora Doutora em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP. E-mail: carlarst@eerp.usp.br.

Maria Lúcia Zanetti, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Professora Doutora Associada da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP. E-mail: zanetti@eerp.usp.br.

Camila Aparecida Pinheiro Landim, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Mestranda do Programa de Enfermagem Fundamental da Escola (PPGEF) da EERP/USP. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Ribeirão Preto, SP. E-mail: camilaapapila@usp.br.

Tânia Alves Canata Becker, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Mestranda do PPGEF/EERP/USP. Ribeirão Preto, SP. E-mail: tania.becker@usp.br.

Ellen Cristina Barbosa dos Santos, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Ribeirão Preto, SP. E-mail: ellenbarbosa@usp.br.

Rosana Cristina Franco, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Nutricionista. Mestranda do PPGEF/EERP/USP. Ribeirão Preto, SP. E-mail: francorosana@uol.com.br.

Rachel Citro, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Graduanda do 8º semestre da EERP/USP. Bolsista de Iniciação Científica-PIBIC/CNPq. E-mail: rachcitro@gmail.com.

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Publicado

31/12/2009

Edição

Seção

Artigo de Revisão