Homoenxerto em cirurgia de valvas cardíacas: evidências para a prática da enfermagem perioperatória

Autores

  • Flávia Martinelli Pelegrino Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Fernanda Gaspar Torrati Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Namie Okino Sawada Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Cristina Maria Galvão Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33256

Palavras-chave:

Transplante homólogo, Criopreservação, Valvas cardíacas

Resumo

O uso clínico de homoenxertos de valvas cardíacas é amplamente utilizado como técnica cirúrgica para várias doenças cardiovasculares. Dentre as atividades realizadas pela enfermagem há o descongelamento de homoenxerto no período intra-operatório de cirurgia cardíaca. Para fundamentar tal prática desenvolvemos o presente estudo. Este estudo tem como objetivo buscar na literatura as evidências disponíveis sobre os cuidados no descongelamento de homoenxertos em cirurgias de valvas cardíacas no período intra-operatório. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados selecionadas foram Medline e Lilacs e os descritores de assunto utilizados foram: transplante homólogo, criopreservação e valvas cardíacas. Foram incluídos na revisão sete artigos, os quais foram abordavam principalmente aspectos da técnica para o descongelamento do enxerto, o tempo para a realização deste procedimento e a solução empregada. Concluímos que a prática do descongelamento do homoenxerto fundamenta-se em estudos de nível de evidências 6 e 7 e abordaram pouco sobre a atuação da enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Martinelli Pelegrino, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental (PPGEF) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP. E-mail: flaviamp@eerp.usp.br.

Fernanda Gaspar Torrati, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Mestranda do PPGEF/EERP/USP. Ribeirão Preto, SP. E-mail:  fertorrati@yahoo.com.br.

Namie Okino Sawada, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Professor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP). Ribeirão Preto, SP. E-mail: crisgalv@eerp.usp.br.

Cristina Maria Galvão, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Professor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP). Ribeirão Preto, SP. E-mail: sawada@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Pelegrino FM, Torrati FG, Sawada NO, Galvão CM. Homoenxerto em cirurgia de valvas cardíacas: evidências para a prática da enfermagem perioperatória. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 27º de maio de 2022];11(4):1000-5. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33256

Edição

Seção

Artigo de Revisão