Perfil de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica: implicações para o cuidado de enfermagem

Autores

  • Michelle Villas Boas Fernandes
  • Graziella Aliti Instituto de Cardiologia da Fundação de Cardiologia
  • Emiliane N. Souza Faculdade Fátima de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33255

Palavras-chave:

Perfil de saúde, Revascularização miocárdica, Complicações pós-operatórias, Cuidados de enfermagem

Resumo

A gravidade dos pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio (RM) tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. O objetivo deste estudo de coorte contemporâneo foi identificar o perfil clínico e cirúrgico dos pacientes submetidos à RM. Os dados foram extraídos do prontuário de 58 pacientes internados num hospital de referência em cardiologia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 2006, desde a sua chegada até a alta ou o 7º dia de permanência na unidade de terapia intensiva (UTI). A idade média foi 65,3+9,7 anos, predominância do sexo masculino (70,7%), hipertensão arterial sistêmica foi a comorbidade mais prevalente (86,2%), seguida por dislipidemia (60,3%) e diabetes (36,2%). A cirurgia de RM isolada foi realizada em 82,8% da amostra, com circulação extracorpórea em 39,7% das cirurgias. Complicações pós-operatórias ocorreram em 48,3% dos pacientes; a fibrilação atrial (FA) foi a complicação mais frequente (20,7%). Houve associação entre idade, tempo de permanência na UTI e complicações pós-operatórias (p<0,05). Os pacientes submetidos à RM são majoritariamente homens, idosos, com fatores de risco clássicos para cardiopatia isquêmica, sendo a FA a complicação mais prevalente. O conhecimento acerca do perfil dos pacientes operados proporciona subsídios para a enfermagem planejar o cuidado em UTI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Villas Boas Fernandes

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Cardiologia. Caxias do Sul, RS. E-mail: enogsouza@hotmail.com.

Graziella Aliti, Instituto de Cardiologia da Fundação de Cardiologia

Enfermeira Assistencial do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Docente do curso de Pós-Graduação Enfermagem em Cardiologia do IC/FUC. Porto Alegre, RS.

Emiliane N. Souza, Faculdade Fátima de Caxias do Sul

Docente da Faculdade Fátima de Caxias do Sul e do curso de Pós-Graduação Enfermagem em Cardiologia do IC/FUC. Porto Alegre, RS.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Fernandes MVB, Aliti G, Souza EN. Perfil de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica: implicações para o cuidado de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 27º de maio de 2022];11(4):993-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33255

Edição

Seção

Artigo Original