Práticas educativas em saúde do enfermeiro com a família da criança hospitalizada

Autores

  • Fernanda Garcia Bezerra Góes Centro Universitário Plínio Leite
  • Angela Maria La Cava Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33250

Palavras-chave:

Saúde da criança, Enfermagem pediátrica, Educação em saúde

Resumo

As reflexões de como os enfermeiros estão realizando as ações educativas em saúde na assistência infantil levaram a questão norteadora deste estudo: Como o enfermeiro tem desenvolvido as ações de educação em saúde com a família da criança hospitalizada? O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as práticas educativas em saúde do enfermeiro com a família da criança hospitalizada. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram nove enfermeiros que trabalham na unidade de pacientes internos de um hospital universitário pediátrico localizado no município do Rio de Janeiro. O instrumento para produção dos dados foi a entrevista semi-estruturada, aplicada aos sujeitos entre os meses de setembro a novembro de 2006. A partir da Análise Temática dos dados, emergiu a seguinte categoria: Práticas educativas em saúde: preparando as famílias de crianças dependentes de tecnologia para o cuidado domiciliar. Verificou-se que as ações educativas encontram-se voltadas principalmente para as crianças dependentes de tecnologia. Recomenda-se a criação de serviços de atenção domiciliar para as crianças que necessitam de cuidados especializados de forma tal que suas famílias tenham uma rede de apoio para cuidar de seus filhos e a criação de grupos educativos com as famílias das crianças hospitalizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Garcia Bezerra Góes, Centro Universitário Plínio Leite

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ) e Professora do Centro Universitário Plínio Leite. Rio de Janeiro, RJ. E-mail: f-bezerra@oi.com.br.

Angela Maria La Cava, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Orientadora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da EEAP/UNIRIO. Rio de Janeiro, RJ. E-mail: angelacava@globo.com.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Góes FGB, La Cava AM. Práticas educativas em saúde do enfermeiro com a família da criança hospitalizada. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];11(4):942-51. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33250

Edição

Seção

Artigo Original