Especificação de sistema de informação de microáreas de risco utilizando a abordagem orientada a objetos

Autores

  • Altair Von Stein Júnior Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Andreia Malucelli Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Laudelino Cordeiro Bastos Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33241

Palavras-chave:

Informática em Saúde Pública, Informática em Enfermagem, Saúde da família

Resumo

O programa de saúde da família é uma estratégia que norteia a assistência à saúde por meio de ações assistenciais, educacionais, de promoção e prevenção aos agravos à saúde. Como método de trabalho as equipes realizam o reconhecimento da comunidade buscando identificar áreas de maior risco à saúde para planejarem ações.  Para isso são obtidos dados de diversos sistemas de informação, entretanto, esses sistemas nem sempre permitem a aquisição de dados atualizados ou referentes às condições de áreas específicas. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar a especificação de um sistema de informação referente às condições ambientais e de infra-estrutura contidas na microárea contribuindo para o armazenamento e recuperação de informações de maneira atualizada e específica. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento realizada em Curitiba de Janeiro a Junho/2007, onde foi realizado brainstorm para definir os requisitos do sistema e a linguagem de modelagem unificada (UML) para a sua especificação. Como resultados foram obtidos os diagramas de casos de uso, diagramas de sequência e diagrama de classes. A implantação de um sistema com as características propostas neste estudo pode agilizar o processo de planejamento local e auxiliar na análise da relação entre ambiente e saúde, com dados atualizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Von Stein Júnior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Enfermeiro. Preceptor em Saúde da Família e da Comunidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba, PR. E-mail: altairstein@pop.com.br.

Andreia Malucelli, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel em Informática. Doutora em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Professora Adjunto da PUCPR. Curitiba, PR. E-mail: malu@ppgia.pucpr.br.

Laudelino Cordeiro Bastos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Engenheiro de Computação. Doutor em Engenharia Elétrica. Professor Adjunto da PUCPR. Curitiba, PR. E-mail: laudelino.bastos@pucpr.br.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Stein Júnior AV, Malucelli A, Bastos LC. Especificação de sistema de informação de microáreas de risco utilizando a abordagem orientada a objetos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 27º de maio de 2022];11(4):866-76. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33241

Edição

Seção

Artigo Original