Percepção de mães sobre um manual educativo sobre estimulação visual da criança

Autores

  • Grazielle Roberta Freitas da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33240

Palavras-chave:

Recém-nascido, Saúde Ocular, Materiais de Ensino, Enfermagem Pediátrica

Resumo

A falta de conhecimento por parte das mães acerca da saúde ocular dos seus filhos é um denominador comum encontrado quando são abordadas sobre essa temática, principalmente relacionado à estimulação visual(EV), componente de valor significativo na saúde ocular dos recém-nascidos. Objetivamos investigar a percepção de mães de crianças com riscos para alterações visuais quanto ao conteúdo e aplicação de um manual sobre EV. O manual foi entregue às mães na enfermaria mãe-canguru juntamente com os materiais para EV, de abril a junho de 2005, em Fortaleza-CE, no qual elas leram sob a supervisão da pesquisadora. No 5º dia ou na alta eram realizadas entrevistas individuais gravadas sobre sua percepção quanto ao método de educação em saúde a 12 mães. Os dados foram organizados em quatro temas, a saber: Percepção do manual, Conhecimento das mães acerca da saúde ocular, Estrutura do manual e Promoção à saúde ocular. Concluímos que o manual facilitou a aprendizagem sobre a EV, como também facilitará a identificação de alterações visuais durante a convivência familiar, além de proporcionar incentivo à continuidade da estimulação no domicílio como fator indispensável para o desenvolvimento da criança, seja ela prematura ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielle Roberta Freitas da Silva, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora. Profa. Adjunta do Departamento de Enfermagem da FFOE/UFC. Coordenadora do Subprojeto Saúde Ocular da Criança/UFC/CNPq. Fortaleza, CE. E.mail: grazielle_roberta@yahoo.com.br.

Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFC. Profa Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Fortaleza, CE. E-mail: cardoso@ufc.br.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Silva GRF da, Cardoso MVLML. Percepção de mães sobre um manual educativo sobre estimulação visual da criança. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 29º de março de 2024];11(4):847-57. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33240

Edição

Seção

Artigo Original