Saúde da família como estratégia para mudança do modelo de atenção: representações sociais dos usuários

Autores

  • Márcia Niituma Ogata Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Lúcia Teixeira Machado Universidade Federal de São Carlos
  • Erika Aparecida Catoia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33236

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Assistência à Saúde, Programa Saúde da Família

Resumo

A atenção básica visa garantir a universalidade e integralidade na saúde e tem a Estratégia Saúde da Família (ESF) como prioritária para a reorientação do modelo assistencial de saúde. O objetivo do estudo é analisar as representações sociais dos usuários acerca da ESF. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa em que a coleta de dados deu-se através de entrevistas semi-estruturadas em três unidades de saúde com 30 usuários. Para análise dos dados utilizou-se o software ALCESTE 4.5. Foram construídas quatro classes: Modelo centrado na doença; Busca por especialistas; Humanização do atendimento e Necessidade de consulta médica. A análise demonstra que a procura dos usuários pela unidade está centrada em tratamento de doenças e consulta médica e os usuários definem o atendimento da unidade como bom. A representação social da ESF deste grupo é identificada como uma unidade de saúde que presta um atendimento mais acolhedor e com criação de vínculo. Destaca-se que os usuários compreendem a ESF como um atendimento mais humanizado, mas ainda mantêm o foco na consulta médica e na doença. É importante criar espaços de conversa sobre a Estratégia de Saúde da Família com a população, assim como o desenvolvimento de ações multiprofissionais promotoras de saúde pela equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Niituma Ogata, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (DENF/UFSCAR). São Carlos, SP. E-mail: ogata@ufscar.br.

Maria Lúcia Teixeira Machado, Universidade Federal de São Carlos

Nutricionista. Doutora em Saúde Pública. Professora Doutora do DENF/UFSCAR. São Carlos, SP. E-mail: mmachado@ufscar.br.

Erika Aparecida Catoia, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, ex-bolsista PIBIC/CNPq. São Carlos, SP. E-mail: erikaenf04@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Ogata MN, Machado MLT, Catoia EA. Saúde da família como estratégia para mudança do modelo de atenção: representações sociais dos usuários. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 27º de maio de 2022];11(4):820-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33236

Edição

Seção

Artigo Original