Uso de dispositivo automático de medida de pressão arterial em crianças entre 4 e 13 anos

Autores

  • Roberta Silveira dos Reis Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
  • José Luiz Mendes Lamas Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33225

Palavras-chave:

Determinação da pressão arterial, Enfermagem pediátrica, Monitores de pressão arterial

Resumo

Estudo realizado para averiguar a confiabilidade de valores obtidos na aferição de pressão arterial em crianças com um aparelho automático de medida de pressão arterial. Tem como objetivos verificar os valores de pressão nas artérias braquial e radial de crianças pelo método auscultatório com o manguito de largura correta e compará-los aos valores obtidos nas mesmas artérias com instrumento automático. A pesquisa foi realizada com crianças atendidas em um hospital universitário do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se o monitor digital de pressão arterial de pulso Tech Line WS-501. A amostra, de 100 crianças, compôs-se de crianças cuja circunferência do braço ou punho estava entre 14 e 17 cm, adequadas ao uso do manguito de 6 cm de largura. O aparelho foi utilizado seguindo suas especificações. Os valores da pressão arterial sistólica obtidos com o aparelho automático foram superiores à coluna de mercúrio em 1,38 mmHg, em média. Em relação à pressão arterial diastólica, os valores obtidos com o aparelho de mercúrio foram superiores ao aparelho digital em 1,22 mmHg, em média. Assim, o aparelho Tech Line WS-501 mostrou-se adequado para o uso clínico, desde que a circunferência destes membros esteja de acordo com as especificações do aparelho automático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Silveira dos Reis, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem, modalidade Licenciatura, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP). Campinas, SP. E-mail: rodode2004@yahoo.com.br.

José Luiz Mendes Lamas, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do Departamento de Enfermagem da FCM/UNICAMP. Campinas, SP. E-mail: zelamas@fcm.unicamp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Reis RS dos, Lamas JLM. Uso de dispositivo automático de medida de pressão arterial em crianças entre 4 e 13 anos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 27º de maio de 2022];11(4):794-800. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33225

Edição

Seção

Artigo Original