Aspectos epidemiológicos das crianças com queimaduras internadas no Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia – Goiás

Autores

  • Fabiana Pavan Viana Universidade Católica de Goiás
  • Selma Mendes Resende
  • Márcia Claudina Tolêdo Universidade Católica de Goiás
  • Roberta Cordeiro Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33223

Palavras-chave:

Epidemiologia, Queimaduras, Criança.

Resumo

As crianças são as vítimas mais frequentes das queimaduras e estas a segunda causa de morte acidental na infância. O objetivo deste trabalho foi investigar as características epidemiológicas de crianças de 0 a 14 anos, vítimas de queimaduras, internadas no Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia - Goiás. Para isto, dados obtidos no Banco de Dados do hospital e prontuários das crianças internadas no período de 1º de junho de 2005 a 1º de junho de 2007 foram analisados. As crianças foram divididas em dois grupos: Grupo I (0-4 anos) e Grupo II (5-14 anos). Em ambos os grupos o sexo masculino foi predominante e a maioria dos atendimentos ocorreu via convênio do hospital com o Sistema Único de Saúde. O principal local dos acidentes foi na residência. O agente causal mais comum no Grupo I foram os líquidos superaquecidos e no Grupo II, as chamas (p<0,001). Quarenta e dois por cento das crianças tiveram de 10 a 19% da superfície corporal queimada. Sugere-se a inclusão de programas educativos na comunidade, nas Unidades Básicas de Saúde, nas escolas de educação infantil e creches, que auxiliem na conscientização dos cuidadores quanto às formas de prevenção das queimaduras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pavan Viana, Universidade Católica de Goiás

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Fisiológicas, Docente do Departamento de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Universidade Católica de Goiás (UCG) e do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Saúde da UCG. Goiânia, GO. E-mail: pmfviana@gmail.com.

Selma Mendes Resende

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências Ambientais e Saúde. Goiânia, GO. E-mail: smres@yahoo.com.

Márcia Claudina Tolêdo, Universidade Católica de Goiás

Fisioterapeuta, Graduada pela UCG. Fisioterapeuta da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, GO. Goiânia, GO. E-mail: billego@msn.com.

Roberta Cordeiro Silva

Fisioterapeuta. Graduada pela UCG. Goiânia-GO. E-mail: robertacs82@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Viana FP, Resende SM, Tolêdo MC, Silva RC. Aspectos epidemiológicos das crianças com queimaduras internadas no Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia – Goiás. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 27º de maio de 2022];11(4):779-84. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33223

Edição

Seção

Artigo Original