O que tenho a ver com isso? Aula-vivência sobre violência contra crianças e adolescentes

Autores

  • Paula Fernanda Brandão Batista dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Akemi Iwata Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kelianny Pinheiro Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.33204

Palavras-chave:

Violência, Adolescente, Saúde, Enfermagem

Resumo

A violência constitui hoje a principal causa de morte em crianças de 5 a 19 anos, o que tem imposto aos profissionais de saúde um olhar mais atento a estas questões, bem como uma formação que busque compreender este fenômeno sobre os vários prismas que a circunscreve. O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada com alunos do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte numa aula-vivência sobre esta temática. A aula foi baseada numa prática pedagógica de ação reflexiva. Desenvolveu-se a partir da integração dos conteúdos teóricos e práticos, articulando-os com temas sociais, políticos e econômicos. A aula foi dividida em três momentos: um momento de sensibilização; um segundo momento onde foi apresentado e discutido o arcabouço teórico, científico e legal que envolve o tema; e um terceiro, que visou estimular uma reflexão sobre a realidade vivenciada nos serviços de saúde por profissionais que atuam diante de situações de violência. Nos três momentos da aula pudemos proporcionar ao aluno a inquietação e a reflexão necessárias para pensarmos sobre a violência em toda a sua complexidade, pluricausalidade e com toda a carga de preconceito em que esta se encontra envolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Fernanda Brandão Batista dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Asssistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: paulafernandabb@hotmail.com.

Akemi Iwata Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Professora titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: akemiiwata@hotmail.com.

Kelianny Pinheiro Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Santos PFBB dos, Monteiro AI, Bezerra KP. O que tenho a ver com isso? Aula-vivência sobre violência contra crianças e adolescentes. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 22º de maio de 2022];11(4):1049-53. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33204

Edição

Seção

Relato de Experiência