Rede de atendimento ao adolescente em situação de violência: percepções dos profissionais de saúde

Autores

  • Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco
  • Lygia Maria Pereira da Silva Universidade de Pernambuco
  • Ana Carolina Rodarti Pitangui Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.33042

Palavras-chave:

Adolescente, Rede Social, Serviços de Saúde, Proteção, Violência

Resumo

O estudo objetivou compreender as percepções dos profissionais de saúde sobre a configuração dos vínculos entre um serviço de saúde e as instituições envolvidas na rede de enfrentamento da violência contra adolescentes. Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, realizado em 2013. Participaram do estudo gerentes de serviços de um hospital de referência para atendimento aos casos de violência, de uma capital do nordeste brasileiro. Os dados foram coletados por preenchimento do mapa de vínculos e entrevistas semiestruturadas, analisados por meio da técnica análise de conteúdo, modalidade temática. Os sujeitos reconhecem o serviço de saúde na rede de atendimento como relevante, entretanto identificaram limites de ordem política e estrutural. Conclui-se que a rede de atendimento é valorizada, mas considerada insuficiente e carente de normas técnicas específicas. É necessário o fortalecimento dos vínculos institucionais, de forma, que o trabalho em rede, contribua efetivamente com as ações de caráter integral, intersetorial e interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Hebiatria. Professor Ensino Básico, Técnico, Tecnológico do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco. Pesqueira, PE, Brasil. E-mail: cfabianegg@hotmail.com.

Lygia Maria Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, PE, Brasil. E-mail: lygia.silva@upe.br.

Ana Carolina Rodarti Pitangui, Universidade de Pernambuco

Fisioterapeuta, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunta da UPE. Petrolina, PE, Brasil. E-mail: carolina.pitangui@upe.br.

Publicado

31/12/2015

Como Citar

1.
Gonçalves CFG, Silva LMP da, Pitangui ACR. Rede de atendimento ao adolescente em situação de violência: percepções dos profissionais de saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2015 [citado 28º de março de 2024];17(4):33042. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/33042

Edição

Seção

Artigo Original