Música e glicose 25% em prematuros no pré-procedimento da punção arterial: ênfase na mímica facial

  • Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem
  • Gleicia Martins de Melo Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Recém-Nascido, Prematuro, Música, Glucose, Enfermagem Neonatal

Resumo

Objetivou-se descrever e quantificar os movimentos de mímica facial de prematuros sob as intervenções música e glicose 25% no momento pré-procedimento da punção arterial. Ensaio clínico randomizado, envolvendo 48 filmagens de prematuros assistidos em uma unidade neonatal pública, em Fortaleza-Ceará. A coleta ocorreu por meio da análise das filmagens no momento pré-procedimento. Uma música de ninar foi ouvida durante 10 minutos no grupo experimental música; a glicose 25% foi administrada no grupo controle, ao final do oitavo minuto, equivalendo a um total de 10 minutos de observação. Avaliou-se a frequência das expressões faciais: choro, espirro, bocejo, franzir de testa, olhar focalizado, olhar vago, dormindo e movimento da cabeça. Variável estatisticamente significante no grupo controle: olhar vago (p=0,001) nos dois minutos finais de observação. Concluiu-se que não houve associação entre a maioria dos movimentos faciais e as intervenções estudadas, exceto para o olhar vago no grupo controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: cardoso@ufc.br.
Gleicia Martins de Melo, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: gleiciamm@hotmail.com.

Publicado
30-06-2016
Como Citar
Cardoso, M. V. L. M. L., & Melo, G. M. de. (2016). Música e glicose 25% em prematuros no pré-procedimento da punção arterial: ênfase na mímica facial. Revista Eletrônica De Enfermagem, 18. https://doi.org/10.5216/ree.v18.32897
Seção
Artigo Original