Registros de enfermagem acerca das ações educativas para pacientes submetidos à artroplastia de quadril

Autores

  • Laiana Lauser Silveira Hospital da Criança Conceição
  • Miriam de Abreu Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Marcos Barragan da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Aline Tsuma Gaedke Nomura Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.31636

Palavras-chave:

Registros de Enfermagem, Educação em Saúde, Artroplastia de Quadril, Enfermagem Ortopédica

Resumo

Estudo retrospectivo, descritivo, de abordagem quantitativa, cujo objetivo foi identificar os registros de enfermagem acerca das ações educativas realizadas para pacientes submetidos à artroplastia de quadril.  A investigação foi realizada em um hospital universitário do sul do Brasil, com uma amostra de 112 prontuários de pacientes internados. Os dados foram coletados por meio de um checklist, em junho de 2013, e analisados estatisticamente. O registro educativo esteve presente em 60 (53%) prontuários. Quanto ao conteúdo, foram prevalentes os cuidados pós-operatórios 36 (32%), mobilização 23 (20,5%) e saída do leito 21 (18,8%), encontrados em 56 (50%) do total de prontuários no documento Evolução de Enfermagem. Apesar de o registro de enfermagem apresentar aspectos relacionados à educação do paciente, melhores resultados poderiam ser obtidos com a operacionalização dessa intervenção, atrelada à educação permanente dos enfermeiros.

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Biografia do Autor

Laiana Lauser Silveira, Hospital da Criança Conceição

Enfermeira. Enfermeira do Hospital da Criança Conceição. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: lailauser@gmail.com.

Miriam de Abreu Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Educação. Professor Associado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: miriam.abreu2@gmail.com.

Marcos Barragan da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: marcossbarragan@gmail.com.

Aline Tsuma Gaedke Nomura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital de Clínicas de Porto Alegre da UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: alinenomura@hotmail.com.

Publicado

31/12/2015

Edição

Seção

Artigo Original