Registros de enfermagem acerca das ações educativas para pacientes submetidos à artroplastia de quadril

Laiana Lauser Silveira, Miriam de Abreu Almeida, Marcos Barragan da Silva, Aline Tsuma Gaedke Nomura

Resumo


Estudo retrospectivo, descritivo, de abordagem quantitativa, cujo objetivo foi identificar os registros de enfermagem acerca das ações educativas realizadas para pacientes submetidos à artroplastia de quadril.  A investigação foi realizada em um hospital universitário do sul do Brasil, com uma amostra de 112 prontuários de pacientes internados. Os dados foram coletados por meio de um checklist, em junho de 2013, e analisados estatisticamente. O registro educativo esteve presente em 60 (53%) prontuários. Quanto ao conteúdo, foram prevalentes os cuidados pós-operatórios 36 (32%), mobilização 23 (20,5%) e saída do leito 21 (18,8%), encontrados em 56 (50%) do total de prontuários no documento Evolução de Enfermagem. Apesar de o registro de enfermagem apresentar aspectos relacionados à educação do paciente, melhores resultados poderiam ser obtidos com a operacionalização dessa intervenção, atrelada à educação permanente dos enfermeiros.

Palavras-chave


Registros de Enfermagem; Educação em Saúde; Artroplastia de Quadril; Enfermagem Ortopédica

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DOI: https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.31636



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