Validação de Diagnósticos de Enfermagem da CIPE® para assistência às mulheres no período pós-parto

Autores

  • Walnizia Kessia Batista Olegário Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra
  • Leiliane Teixeira Bento Fernandes Universidade Federal da Paraíba
  • Cláudia Maria Ramos Medeiros Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i3.31502

Palavras-chave:

Enfermagem Obstétrica, Estudos de Validação, Diagnóstico de Enfermagem

Resumo

A validação de nomenclatura possibilita uma contribuição no cuidado prestado pela Enfermagem, estimulando e direcionando mudanças necessárias para a melhoria da qualidade da atenção à saúde da mulher.  O estudo objetivou validar afirmativas de Diagnósticos de Enfermagem da CIPE® para a assistência de enfermagem às mulheres no período pós-parto. Trata-se de um estudo metodológico, composto por três etapas: seleção das afirmativas, análise semântica e cálculo do Índice de Concordância. A amostra foi composta por 12 experts em Enfermagem Obstétrica e utilizou-se um instrumento contendo itens de interesse da investigação. Foram validados 30 (88,23%) Diagnósticos de Enfermagem da CIPE®, sendo apenas quatro não validados. O estudo evidenciou a necessidade de se investigar e atualizar os termos da CIPE®permanentemente. Além disso, a proposta e tendência de utilização de prontuários eletrônicos nas instituições de saúde apontam para a necessidade de validar, uniformizar e legitimar Diagnósticos de Enfermagem para a prática clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walnizia Kessia Batista Olegário, Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra

Enfermeira. Residente em Emergência Geral no Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra. Recife, PE, Brasil. E-mail: kessia_olegario@hotmail.com.

Leiliane Teixeira Bento Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: leilianeufpb@gmail.com.

Cláudia Maria Ramos Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: claudia.enf@gmail.com.

Publicado

30/09/2015

Como Citar

1.
Olegário WKB, Fernandes LTB, Medeiros CMR. Validação de Diagnósticos de Enfermagem da CIPE® para assistência às mulheres no período pós-parto. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2015 [citado 29º de março de 2024];17(3):31502. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/31502

Edição

Seção

Artigo Original