Sobrevivência a parada cardiorrespiratória intra-hospitalar: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Daiana Terra Nacer Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
  • Ana Rita Barbieri Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i3.30792

Palavras-chave:

Ressuscitação Cardiopulmonar, Sobrevivência, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Muitas são as vidas perdidas por Parada Cardiorrespiratória (PCR) em ambiente intra-hospitalar, porém existem poucos estudos a respeito. O objetivo deste estudo foi identificar as evidências disponíveis na literatura sobre a sobrevivência a PCR intra-hospitalar. Revisão integrativa da literatura realizada a partir da questão norteadora: quais são as evidências científicas disponíveis na literatura relacionadas à sobrevivência a PCR intra-hospitalar? A partir dos descritores “Parada Cardíaca”, “Ressuscitação cardiopulmonar” e “Sobrevivência”. Os estudos selecionados foram sistematizados nas categorias: análise das taxas de sobrevivência; fatores relacionados com a sobrevivência e taxas de sobrevivência. Diante dos resultados observou-se poucas publicações sobre o tema, taxas variáveis de sobrevivência, estudos com delineamentos divergentes e ausência de estudos nacionais, destacando-se o uso de registros Utstein Style nas pesquisas. Pode-se concluir que a divulgação de diretrizes tem contribuído com melhoria da sobrevivência mundialmente, no cenário brasileiro ainda é preciso ampliar os registros sobre sua prática e resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Terra Nacer, Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian

Enfermeira, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian. Campo Grande, MS, Brasil. E-mail: daiananacer@hotmail.com.

Ana Rita Barbieri, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública. Professora Associada da UFMS. Campo Grande, MS, Brasil. E-mail: ana.barbieri@ufms.br.

Publicado

07/04/2016

Como Citar

1.
Nacer DT, Barbieri AR. Sobrevivência a parada cardiorrespiratória intra-hospitalar: revisão integrativa da literatura. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 7º de abril de 2016 [citado 23º de maio de 2022];17(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/30792

Edição

Seção

Artigo de Revisão