Características da violência sofrida por adolescentes escolares de uma capital brasileira

  • Christine Baccarat de Godoy Martins Universidade Federal de Mato Grosso
  • Lidiane Cristina da Silva Alencastro Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da Ribeirão Preto
Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica, Violência, Saúde do Adolescente, Epidemiologia

Resumo

Estudo transversal cujo objetivo foi descrever as características da violência sofrida por adolescentes do ensino médio da rede pública de ensino de uma capital do Brasil. Os dados correspondem a 456 adolescentes vítimas de violência, coletados por meio de questionário e processados pelo Epi-Info cujas análises consideraram valor de p<0,05. A maioria dos adolescentes foram meninas e as variáveis (sexo, faixa etária, vínculo com agressor, frequência/tempo de abuso, local de ocorrência e sua interrupção) variou conforme o tipo de violência (bullying, física, psicológica, ameaça, sexual, testemunho, assédio moral, cyberbullying, abandono, negligência, trabalho infantil e alienação parental). Os resultados representam o cenário da violência sofrida por adolescentes, uma realidade pouco conhecida e relatada aos órgãos oficiais, contudo, os dados descritivos representam apenas parte do problema, destacando a necessidade de desenvolver novos estudos que aprofundem nas diversas facetas da temática abordada e que sugiram novas medidas de enfrentamento da violência na adolescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christine Baccarat de Godoy Martins, Universidade Federal de Mato Grosso
Enfermeira, Doutora em Saúde Pública. Professora Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: christineufmt@gmail.com.
Lidiane Cristina da Silva Alencastro, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da Ribeirão Preto
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem da Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: lidiane.alencastro@gmail.com.
Publicado
07-04-2016
Como Citar
Martins, C., & Alencastro, L. C. da. (2016). Características da violência sofrida por adolescentes escolares de uma capital brasileira. Revista Eletrônica De Enfermagem, 17(3). https://doi.org/10.5216/ree.v17i3.29684
Seção
Artigo Original