Acesso aos serviços de saúde nos municípios do entorno sul do Distrito Federal

Autores

  • Ana Cléia Margarida Tonhá Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia
  • Paulo Roberto Borges de Souza Júnior Fundação Oswaldo Cruz
  • Ana Lucia Queiroz Bezerra Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Thays Angélica de Pinho Santos Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia
  • Claci Fátima Weirich Rosso Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.29422

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Inquérito de Saúde, Uso de Serviços de Saúde

Resumo

O estudo objetivou analisar a percepção de pessoas residentes sobre o acesso aos serviços de saúde, na região do Entorno Sul da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE/DF. Pesquisa epidemiológica descritiva, transversal do tipo inquérito domiciliar de base populacional desenvolvida em 2010 e 2011. Utilizado questionário semiestruturado previamente validado. Foram entrevistados 605 residentes dos municípios do Entorno Sul, desses 311 (51, 4%) são do sexo feminino, 215 (35,8%) possuem ensino fundamental incompleto, 163 (40,9%) procuram por atendimento de saúde em Unidades de Saúde e 166 (45,5%) buscam por atendimento de saúde em outro município. Concluiu-se que o acesso aos serviços de saúde na região é influenciado pela condição social e econômica e pelo local onde as pessoas residem o que permite aos gestores estudarem melhor o cenário, reorientar a forma de atendimento e adequar a assistência à saúde àquela população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cléia Margarida Tonhá, Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: anacleiatonha@gmail.com

Paulo Roberto Borges de Souza Júnior, Fundação Oswaldo Cruz

Estatístico, Doutor em Saúde Pública. Pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Cientí?ca e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: paulo.borges@icict.fiocruz.br.

Ana Lucia Queiroz Bezerra, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associado da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Goiânia, GO, Brasil. E-mail: analuciaqueiroz@uol.com.br.

Thays Angélica de Pinho Santos, Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: thays_angel_8@hotmail.com.

Claci Fátima Weirich Rosso, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto da FEN/UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: claci.proec.ufg@gmail.com.

Publicado

30/06/2015

Como Citar

1.
Tonhá ACM, Souza Júnior PRB de, Bezerra ALQ, Santos TA de P, Rosso CFW. Acesso aos serviços de saúde nos municípios do entorno sul do Distrito Federal. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 27º de maio de 2022];17(2):238-46. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/29422

Edição

Seção

Artigo Original