Avaliação de famílias de crianças e adolescentes submetidos à gastrostomia

Autores

  • Camila Casagrande Mela
  • Clara Ferraz Lazarini Zacarin Centro Universitário de Araraquara
  • Giselle Dupas Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.29049

Palavras-chave:

Gastrostomia, Família, Criança, Adolescente, Enfermagem

Resumo

O estudo objetivou conhecer a estrutura, funcionamento e desenvolvimento da família, identificar redes de apoio social no cuidado à criança e ao adolescente gastrostomizado, e descrever dificuldades e facilidades enfrentadas nessa experiência. Utilizou-se o Modelo Calgary de Avaliação Familiar, como referencial teórico, tendo sido acrescido da entrevista semiestruturada como instrumento de pesquisa; a Análise de Narrativa foi o método seguido.  O uso do dispositivo tecnológico afeta os cuidadores e sua rotina, e estabelece relacionamento de renúncia e doação para com o gastrostomizado. Existe dificuldade em aceitar que os filhos não se alimentam normalmente. Os principais contratempos foram referentes à falta de conhecimento e treinamento para os cuidados específicos no domicílio. Os apoios são limitados. Este estudo possibilitou compreender melhor a experiência dessas famílias e evidenciou que o uso de um dispositivo tecnológico traz melhoras à saúde da criança, porém é um processo difícil de ser aceito inicialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Casagrande Mela

Enfermeira. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: camila_mela@hotmail.com.

Clara Ferraz Lazarini Zacarin, Centro Universitário de Araraquara

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Centro Universitário de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil. E-mail: claralazarini@gmail.com.

Giselle Dupas, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: gdupas@ufscar.br.

Publicado

30/06/2015

Como Citar

1.
Mela CC, Zacarin CFL, Dupas G. Avaliação de famílias de crianças e adolescentes submetidos à gastrostomia. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 27º de maio de 2022];17(2):212-22. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/29049

Edição

Seção

Artigo Original