O típico do cuidado de enfermagem ao prematuro em relação ao sono e a vigília

Autores

  • Suzana Quintiliano da Silva Hospital Israelita Albert Einstein, Unidade de Pronto Atendimento Ibirapuera
  • Myriam Aparecida Mandetta Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem
  • Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.29037

Palavras-chave:

Sono, Vigília, Prematuro, Enfermagem Neonatal, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Resumo

Pesquisa qualitativa fenomenológica realizada com o objetivo de compreender o típico da ação de cuidar dos técnicos de enfermagem em relação ao sono e vigília de recém-nascidos prematuros internados em uma unidade neonatal. Participaram nove sujeitos vinculados a um hospital público do município de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas. A categoria “agir para preservar o bem-estar do prematuro” está ancorada em conhecimentos, experiências e crenças prévias dos profissionais em relação à interpretação dos sinais emitidos pelo prematuro; a importância do sono; e os efeitos dos estímulos ambientais. Esta ação é direcionada pelo desejo de realizar assistência com qualidade, garantindo alta hospitalar mais precoce e sem sequelas. Conclui-se que o agir dos técnicos de enfermagem vai ao encontro do modelo do cuidado desenvolvimental do prematuro. Recomenda-se a inclusão da temática sobre a individualização do cuidado ao prematuro e de sua família na formação dos técnicos de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Quintiliano da Silva, Hospital Israelita Albert Einstein, Unidade de Pronto Atendimento Ibirapuera

Enfermeira. Enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento Ibirapuera do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: suzana_qs@hotmail.com.

Myriam Aparecida Mandetta, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: mpettengill@unifesp.br.

Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado da EPE/UNIFESP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: mmfgbalieiro@unifesp.br.

Publicado

30/06/2015

Como Citar

1.
Silva SQ da, Mandetta MA, Balieiro MMFG. O típico do cuidado de enfermagem ao prematuro em relação ao sono e a vigília. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 27º de maio de 2022];17(2):205-11. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/29037

Edição

Seção

Artigo Original