Elaboração e validação de instrumento de avaliação de tecnologia assistiva

Autores

  • Fernanda Jorge Guimarães Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória
  • António Luís Rodrigues Faria Carvalho Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.28815

Palavras-chave:

Educação Especial, Validade dos Testes, Estudos de Validação, Reprodutibilidade dos Testes, Equipamentos de Autoajuda

Resumo

Tecnologias Assistivas consistem em recursos, métodos, estratégias que favorecem autonomia e inclusão de idosos e pessoas com deficiência, sendo escassos na literatura instrumentos que as avaliam. Estudo metodológico realizado com painel de especialistas e pessoas com deficiência visual, cujo objetivo foi elaborar e validar instrumento para avaliação de tecnologia assistiva educativa. Para se considerar um item do instrumento válido utilizou-se percentual de 80% de concordância, e foram calculadas a validade e a confiabilidade do instrumento. A Tecnologia Assistiva foi caracterizada em seis atributos: objetivos, acesso, clareza, estrutura e apresentação, relevância e eficácia, interatividade, para os quais foram elaborados 19 itens para a composição do instrumento. Destes, 11 obtiveram percentuais acima de 80%, sete foram modificados e um excluído. O alpha de Cronbach do instrumento foi de 0,822, o que garante a validade e confiabilidade do instrumento para avaliar Tecnologia Assistiva de educação em saúde, e indica-se, portanto, o seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Jorge Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Assistente do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: ferjorgui@hotmail.com.

António Luís Rodrigues Faria Carvalho, Escola Superior de Enfermagem do Porto

Enfermeiro, Doutor em Ciências da Educação. Professor da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Porto, Portagal. E-mail: luiscarvalho@esenf.pt.

Lorita Marlena Freitag Pagliuca, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: pagliuca@ufc.br.

Publicado

30/06/2015

Como Citar

1.
Guimarães FJ, Carvalho ALRF, Pagliuca LMF. Elaboração e validação de instrumento de avaliação de tecnologia assistiva. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 27º de maio de 2022];17(2):302-11. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/28815

Edição

Seção

Artigo Original