Avaliação do bem-estar de cuidadores familiares de adultos com neoplasia maligna no âmbito domiciliar

Autores

  • William Tiago Oliveira Faculdade Ingá
  • Catarina Aparecida Sales Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Alexandre Molena Fernandes Universidade Estadual de Maringá
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.28714

Palavras-chave:

Enfermagem, Neoplasias, Família,  Cuidadores, Qualidade de Vida

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o bem-estar de cuidadores familiares de adultos com neoplasias malignas no âmbito domiciliar pelo Questionário de Avaliação do Bem-Estar Global. Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido no município de Maringá-PR, com 96 cuidadores. A coleta de dados foi realizada entre julho de 2011 e fevereiro de 2012. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva. A presença da espiritualidade e os benefícios quando se tem a presença da rede de apoio oferecendo suporte na prestação dos cuidados, são fatores que mais corroboraram para promoção do bem-estar. As preocupações com a família e o desconforto físico e emocional do doente, foram os itens que tiveram os menores escores. Ao comparar os resultados com estudo realizado em âmbito hospitalar, concluiu-se que o cenário interfere pouco em relação ao bem-estar. No entanto, alguns itens sugerem que cuidar no domicílio tem impacto maior no bem-estar dos cuidadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Tiago Oliveira, Faculdade Ingá

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Professor Assistente da Faculdade Ingá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: oliveirawt@hotmail.com.

Catarina Aparecida Sales, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil. E-mail: casales@uem.br.

Carlos Alexandre Molena Fernandes, Universidade Estadual de Maringá

Educador Físico, Doutor em Ciências Farmacêuticas. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM. Maringá, PR, Brasil. E-mail: molena126@hotmail.com.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. E-mail: carmohaddad@gmail.com.

Publicado

30/06/2015

Como Citar

1.
Oliveira WT, Sales CA, Fernandes CAM, Haddad M do CL. Avaliação do bem-estar de cuidadores familiares de adultos com neoplasia maligna no âmbito domiciliar. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 27º de maio de 2022];17(2):340-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/28714

Edição

Seção

Artigo Original