Vigilância do desenvolvimento infantil: práticas de enfermeiras após capacitação
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.27722Palavras-chave:
Saúde da Criança, Desenvolvimento Infantil, Educação Permanente, Enfermagem Pediátrica, Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na InfânciaResumo
Este estudo objetivou avaliar a percepção de enfermeiras em relação à sua prática na atenção à saúde da criança, após a capacitação em vigilância do desenvolvimento infantil, no contexto da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa realizada de junho a agosto de 2009, mediante entrevista com onze enfermeiras participantes de oficinas de capacitação realizadas em João Pessoa - Paraíba, Brasil. Identificaram-se, a partir da análise temática, três categorias: fragilidades na vigilância do desenvolvimento infantil antes da capacitação; olhar qualificado, pós-capacitação: empoderamento e motivação profissional; e novo agir na vigilância do desenvolvimento infantil. A capacitação mostrou-se como potente estratégia para qualificação profissional e mudança de atitudes da enfermeira na atenção primária, motivando as enfermeiras a novo agir frente à vigilância do desenvolvimento infantil.Downloads
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