Modelo de decisão sobre o perfil demográfico para o controle da tuberculose usando lógica Fuzzy

Autores

  • Laisa Ribeiro de Sá Universidade Federal da Paraíba
  • Jordana de Almeida Nogueira Universidade Federal da Paraíba
  • Ronei Marcos de Moraes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.27643

Palavras-chave:

Tuberculose, Risco Relativo, Análise Espacial, Lógica Fuzzy, Enfermagem em Saúde Pública

Resumo

Objetivou-se descrever a relação entre os fatores demográficos e o acometimento da tuberculose, aplicando-se um modelo de suporte à decisão baseado em lógica fuzzy para categorização dos locais em prioritários e não prioritários, na cidade de João Pessoa-PB. Como fonte de dados, utilizou-se o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, entre 2009 e 2011. Optou-se por análise descritiva, risco relativo (RR), distribuição espacial e lógica fuzzy. Permaneceu no estudo 1245 casos, sendo que o ano de 2009, foi responsável por 37,02% dos casos. Identificou-se conglomerados de alto e baixo risco, sendo que o RR foi maior entre os homens (8,47), com 12 conglomerados, entre aqueles sem escolaridade (11,65), com 13 conglomerados. Para demonstrar a funcionalidade do modelo, elegeu-se o ano com maior número de casos e um bairro do município com maior contingente populacional. A metodologia permitiu identificar áreas prioritárias direcionando gestores para decisões que respeitem as particularidades locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laisa Ribeiro de Sá, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Mestre em Modelos de Decisão e Saúde. Discente do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde, nível Doutorado, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João pessoa, PB, Brasil. E-mail: isa8910@hotmail.com.

Jordana de Almeida Nogueira, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: jal_nogueira@yahoo.com.br.

Ronei Marcos de Moraes, Universidade Federal da Paraíba

Estatístico, Doutor em Computação Aplicada. Professor Associado do Departamento de Estatística da UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: ronei@de.ufpb.br.

Publicado

30-06-2015

Como Citar

Sá, L. R. de, Nogueira, J. de A., & Moraes, R. M. de. (2015). Modelo de decisão sobre o perfil demográfico para o controle da tuberculose usando lógica Fuzzy. Revista Eletrônica De Enfermagem, 17(2), 223–37. https://doi.org/10.5216/ree.v17i2.27643

Edição

Seção

Artigo Original