Associação entre o autocuidado e a qualidade de vida de pacientes com doença renal crônica

Autores

  • Loren Caroline Bettoni Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Carolina Ottaviani Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Souza Orlandi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.27442

Palavras-chave:

Autocuidado, Qualidade de Vida, Diálise Renal, Insuficiência Renal Crônica

Resumo

Este estudo avaliou a capacidade para o autocuidado e a associação com a qualidade de vida de pessoas com Doença Renal Crônica. Pesquisa correlacional, de corte transversal. A amostra foi composta por 100 indivíduos em tratamento hemodialítico de uma unidade de terapia renal substitutiva do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual, utilizando-se um questionário para caracterização sociodemográfica, a Escala de Avaliação do Agenciamento de Autocuidado Revisada (ASAS-R) e Kidney Disease and Quality of Life Short – Form (KDQOL-SF). O escore médio da ASAS-R foi de 60,64 (±8,24) indicando boa capacidade para autocuidado. Verificou-se relação positiva, de moderada magnitude e estatisticamente significante entre a capacidade para o autocuidado e os domínios do KDQOL-SF: sintomas/problemas, função cognitiva, funcionamento físico, bem-estar emocional e energia/fadiga. Conclui-se que o autocuidado está relacionado com a qualidade de vida nos pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Loren Caroline Bettoni, Universidade Federal de São Carlos

Discente do curso de Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: loren.bett@hotmail.com.

Ana Carolina Ottaviani, Universidade Federal de São Carlos

Gerontóloga, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: anacarolina_ottaviani@hotmail.com.br.

Fabiana Souza Orlandi, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: fabi_ferreira@yahoo.com.br.

Publicado

28-11-2017

Como Citar

1.
Bettoni LC, Ottaviani AC, Orlandi FS. Associação entre o autocuidado e a qualidade de vida de pacientes com doença renal crônica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 18º de outubro de 2021];19. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/27442

Edição

Seção

Artigo Original