O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de enfermagem sobre o manejo do HIV/aids

Autores

  • Erika Aparecida Catoia Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Tais Regina Mesquita Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Elis Regina Mesquita Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Livia Maria Lopes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Renata Karina Reis Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Rosangela Andrade Aukar Camargo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Tereza Cristina Scatena Villa Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Aline Aparecida Monroe Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i3.26914

Palavras-chave:

HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem

Resumo

O estudo objetivou analisar os processos de ensino e aprendizagem relacionados ao HIV/aids pelos alunos do último ano dos cursos de enfermagem de uma instituição pública de ensino superior. Estudo descritivo de abordagem quantitativa, que utilizou um instrumento autoaplicável contendo variáveis sociodemográficas; questões sobre oportunidades de ensino sobre o tema e aprofundamento dos conteúdos abordados. Para a análise dos dados utilizou-se técnicas descritivas. Participaram do estudo, 84 alunos, dos quais 51,2% não tiveram aulas teóricas sobre o tema, entretanto, 57,1% afirmaram contato com o assunto em situações na prática. De modo geral o ensino apresentou fragilidades. Frente aos desafios e avanços no complexo universo do agravo é primordial repensar os processos educacionais na formação do enfermeiro, posto que este profissional responsabiliza-se pela gestão do cuidado às pessoas que vivem com HIV/aids. Os resultados encontrados fornecem elementos para reflexão sobre a realidade do ensino em enfermagem sobre o agravo. 

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Biografia do Autor

Erika Aparecida Catoia, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, nível Mestrado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: erikacatoia@usp.br.

Tais Regina Mesquita, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: tais.mesquita@usp.br.

Elis Regina Mesquita, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Discente do curso de Graduação em Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: elis.mesquita@usp.br.

Livia Maria Lopes, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, nível Doutorado, da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: lilopes@usp.br.

Renata Karina Reis, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professor Doutor da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: rkreis@eerp.usp.br.

Rosangela Andrade Aukar Camargo, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira e Pedagoga. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professor Doutor da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: rcamargo@eerp.usp.br.

Tereza Cristina Scatena Villa, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Titular da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: tite@eerp.usp.br.

Aline Aparecida Monroe, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Doutor da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: amonroe@eerp.usp.br.

Publicado

30/09/2015

Edição

Seção

Artigo Original