Instrumento instrucional do resultado NOC: conhecimento controle da doença cardíaca para portadores de insuficiência cardíaca

Autores

  • Samara Rodrigues de Alvarenga Hospital São Paulo
  • Camila de Souza Carneiro Hospital São Paulo
  • Vinicius Batista Santos Hospital São Paulo
  • Rita Simone Lopes Moreira Hospital São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.26530

Palavras-chave:

Insuficiência Cardíaca, Educação em Enfermagem, Avaliação em Enfermagem

Resumo

A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença que apresenta altos índices de re-hospitalizações, ocasionadas em algumas situações pelo conhecimento deficiente dos portadores quanto ao controle e autogestão desta doença. Esse trabalho teve como objetivo elaborar e validar o conteúdo de um instrumento instrucional de avaliação dos indicadores do resultado NOC Conhecimento da Doença Cardíaca para pacientes com insuficiência cardíaca. Foi realizado a validação de conteúdo pela análise de seis experts na área de Cardiologia, sendo avaliado a concordância dos mesmos pelo teste de Kappa. Obteve-se o nível de concordância Kappa superior a 98% em todos os critérios avaliados, portanto foi considerado o instrumento como validado no conteúdo. Este estudo é fundamental para a prática clínica dos enfermeiros, pois poderá nortear a avaliação do enfermeiro no conhecimento do paciente com IC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Rodrigues de Alvarenga, Hospital São Paulo

Enfermeira. Enfermeira da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São Paulo (SPDM/HSP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: samara.alvarenga68@gmail.com.

Camila de Souza Carneiro, Hospital São Paulo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira da SPDM/HSP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: camiladudi@hotmail.com.

Vinicius Batista Santos, Hospital São Paulo

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Enfermeiro da SPDM/HSP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: v.santos@hosp.org.br.

Rita Simone Lopes Moreira, Hospital São Paulo

Enfermeira, Doutora em Medicina (Cardiologia). Enfermeira da SPDM/HSP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: rita.simone@unifesp.br.

Publicado

31/03/2016

Como Citar

1.
Alvarenga SR de, Carneiro C de S, Santos VB, Moreira RSL. Instrumento instrucional do resultado NOC: conhecimento controle da doença cardíaca para portadores de insuficiência cardíaca. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2016 [citado 27º de maio de 2022];17(4). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/26530

Edição

Seção

Artigo Original