Suporte social e contato intergeracional: estudando idosos com alterações cognitivas

Autores

  • Bruna Moretti Luchesi Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Tábatta Renata Pereira de Brito Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Reijane Salazar Costa
  • Sofia Cristina Iost Pavarini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i3.25597

Palavras-chave:

Idoso, Criança, Apoio Social, Família, Enfermagem Geriátrica

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre apoio social de idosos com alterações cognitivas que residem em diferentes contextos de vulnerabilidade social e a presença de crianças vivendo no mesmo domicílio. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, que avaliou 85 idosos residentes em diferentes contextos de vulnerabilidade social, e que apresentaram resultado no Mini Exame do Estado Mental abaixo da nota de corte. Todos os cuidados éticos foram observados. Foram aplicados instrumento de caracterização sociodemográfica e familiar, Mini Exame do Estado Mental e o Medical Outcomes Study (MOS). Os resultados revelaram bons níveis de apoio social recebidos pelos idosos e correlação estatisticamente significativa entre a dimensão de apoio emocional e a presença de crianças no domicílio (t=2,16, sendo p<0,01). Esses resultados possibilitam conhecer melhor a relação entre idosos e crianças ao revelar que o contato intergeracional favorece a percepção de apoio social satisfatório pelos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Moretti Luchesi, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em em Enfermagem Fundamental, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: bruna_luchesi@yahoo.com.br.

Tábatta Renata Pereira de Brito, Faculdades Metropolitanas Unidas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professora Assistente da Faculdades Metropolitanas Unidas. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: tabatta@usp.br.

Reijane Salazar Costa

Gerontóloga, Mestre em Educação. São Carlos, SP, E-mail: reijane_costa@hotmail.com.

Sofia Cristina Iost Pavarini, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Educação. Professora Associado da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, E-mail: sofia@ufscar.br.

Publicado

07/04/2016

Como Citar

1.
Luchesi BM, Brito TRP de, Costa RS, Pavarini SCI. Suporte social e contato intergeracional: estudando idosos com alterações cognitivas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 7º de abril de 2016 [citado 2º de julho de 2022];17(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/25597

Edição

Seção

Artigo Original