Hipotermia em pacientes na recuperação pós-anestésica: análise da intervenção de infusão venosa aquecida

Autores

  • Ana Lúcia de Mattia Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Maria Helena Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Adelaide de Mattia Rocha Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Nathália Haib Costa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i4.24222

Palavras-chave:

Hipotermia, Enfermagem Perioperatória, Sala de Recuperação

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a eficácia da infusão venosa aquecida no controle da hipotermia em pacientes, durante o período de recuperação anestésica. Trata-se de uma pesquisa experimental, comparativa, de campo e com método quantitativo, realizada em um hospital público federal, na cidade de Belo Horizonte. A amostra foi constituída por 44 adultos, divididos em grupos controle e experimental, que apresentaram temperatura corpórea inferior a 36°C ao entrarem na sala de recuperação pós-anestésica. Os resultados demonstraram que não houve diferença significativa entre os grupos ao longo do tempo, a interação tempo e grupo não apresentou significância estatística (p=0,940). A temperatura corpórea aumentou em 1,3°C a cada hora de permanência do paciente, independente do grupo, o que demonstrou que a interação tempo e temperatura corpórea foi significativa (p<0,001). Conclui-se que, para o alcance da normotermia, deve-se manter o paciente com aquecimento passivo por, no mínimo, uma hora na  sala de recuperação pós-anestésica.

doi: 10.5216/ree.v16i4.24222.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Mattia, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: almattia@uol.com.br.

Maria Helena Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: mhelena331@hotmail.com.

Adelaide de Mattia Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da EE/UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: adelaidedemattia@gmail.com.

Nathália Haib Costa Pereira

Enfermeira. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: nathaib@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2014

Como Citar

1.
Mattia AL de, Barbosa MH, Rocha A de M, Pereira NHC. Hipotermia em pacientes na recuperação pós-anestésica: análise da intervenção de infusão venosa aquecida. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2014 [citado 23º de abril de 2024];16(4):787-94. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/24222

Edição

Seção

Artigo Original