Diagnósticos de enfermagem de pacientes com necessidade de locomoção afetada internados em uma unidade hospitalar

Autores

  • Maria Joanna D'arc de Melo França
  • Suzana de Oliveira Mangueira Universidade Federal de Pernambuco
  • Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli Universidade Federal de Pernambuco
  • Simara Lopes Cruz Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcos Venícios de Oliveira Lopes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.24221

Palavras-chave:

Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Locomoção

Resumo

O estudo teve como objetivos identificar os diagnósticos de enfermagem mais frequentes e classificar o nível de independência em atividades da vida diária de pacientes com locomoção afetada internados em uma unidade de clínica médica. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa que utilizou dois instrumentos estruturados para coleta de dados aplicados a 63 pacientes. Os dados coletados foram examinados com base no processo de raciocínio diagnóstico proposto por Gordon e, posteriormente, foram formulados os diagnósticos com base na Taxonomia da NANDA-I. Foram identificados 44 diagnósticos. Estiveram presentes em todos os pacientes os diagnósticos: deambulação prejudicada, mobilidade física prejudicada, risco de infecção e risco de quedas. O estudo mostrou que pacientes com locomoção afetada apresentam número elevado de diagnósticos de enfermagem e alto nível de dependência em atividades da vida diária.

Descritores: Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Locomoção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Joanna D'arc de Melo França

Enfermeira. Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. E-mail: melojoanna3@hotmail.com.

Suzana de Oliveira Mangueira, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Assistente da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. E-mail: suzanaom@hotmail.com.

Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria, nível Doutorado, UFC. Professora Assistente da UFPE. Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. E-mail:jaquelinealbuquerque@hotmail.com.

Simara Lopes Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Fonoaudióloga, Mestre em Saúde Pública. Professora Assistente da UFPE. Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. E-mail: simara.cruz@hotmail.com.

Marcos Venícios de Oliveira Lopes, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Associado da UFPE. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: marcos@ufc.br.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
França MJD de M, Mangueira S de O, Perrelli JGA, Cruz SL, Lopes MV de O. Diagnósticos de enfermagem de pacientes com necessidade de locomoção afetada internados em uma unidade hospitalar. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 9º de agosto de 2022];15(4):878-85. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/24221

Edição

Seção

Artigo Original