O ensino de enfermagem psiquiátrica na Escola Ana Néri, na primeira metade do século XX

Autores

  • Monique da Silva Carvalho
  • Gizele da Conceição Soares Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Nícia Lima Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Tânia Cristina Franco Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Antonio José Almeida Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Maria Angélica Almeida Peres Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.23546

Palavras-chave:

Enfermagem Psiquiátrica, História da Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

O objetivo do estudo é descrever o ensino de enfermagem psiquiátrica na Escola Ana Néri (EAN), no período de 1925 a 1954. Metodologia: Pesquisa sócio-histórica cujas fontes foram documentos escritos e o depoimento oral de uma ex-professora. Utilizou-se a técnica de análise documental para tratamento dos dados. Resultados: durante 27 anos, a EAN não inseriu suas alunas no campo psiquiátrico, devido ao estigma da doença mental, oferecendo apenas disciplinas teóricas, ministradas por médicos, posteriormente teóricas com treinamento prático em sala de aula, até chegar à teórica com prática em hospital psiquiátrico e ministrada por enfermeira. Concluiu-se que a Lei 775/49 levou a EAN a especializar uma professora e a dar início à reformulação da assistência de enfermagem no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil, a fim de adequá-lo para servir de campo prático, modelo para o ensino da assistência de enfermagem psiquiátrica no Brasil.

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Biografia do Autor

Monique da Silva Carvalho

Enfermeira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: monique_inca@outlook.com.

Gizele da Conceição Soares Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: gizelemartins16@hotmail.com.

Nícia Lima Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestre, da EEAN/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: nicinha.lima@gmail.com.

Tânia Cristina Franco Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da EEAN/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: taniacristinafsc@terra.com.br.

Antonio José Almeida Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Associado da EEAN/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: ajafilhos@gmail.com.

Maria Angélica Almeida Peres, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da EEAN/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: angélica.ufrj@uol.com.br.

Publicado

31/03/2015

Edição

Seção

Artigo Original