Atitudes de profissionais de enfermagem frente ao custo da assistência a pacientes de alta dependência

Autores

  • Antônio Fernandes Costa Lima Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Valéria Castilho Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Juliana Ribeiro Gonçalves Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i4.23473

Palavras-chave:

Atitude do Pessoal de Saúde, Custos Diretos de Serviços, Custos e Análise de Custo, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se identificar as atitudes de profissionais de enfermagem em relação aos resultados de um estudo sobre o custo da assistência de enfermagem a pacientes de alta dependência internados em um hospital universitário. Onze entrevistas gravadas foram transcritas, codificadas, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo e discutidas à luz de referencial teórico sobre gestão de custos. Os entrevistados revelaram atitudes favoráveis em relação ao conhecimento do custo direto dos recursos, humanos e materiais, e a contribuir com o gerenciamento dos cuidados prestados a pacientes de alta dependência. Explicitaram que o uso desse conhecimento auxiliará na sensibilização dos profissionais, estimulando-os a mudar suas atitudes visando ao uso racional dos recursos disponíveis, avaliando as reais necessidades da clientela atendida, dessa maneira, evitando desperdícios. As atitudes dos profissionais de enfermagem denotaram sua predisposição em se apropriar do conhecimento relativo ao custo direto dos recursos de forma a contribuir com o gerenciamento dos cuidados prestados.

doi: 10.5216/ree.v16i4.23473.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Fernandes Costa Lima, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Doutor da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: tonifer@usp.br.

Valéria Castilho, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da EE/USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: valeriac@usp.br.

Juliana Ribeiro Gonçalves, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Discente do curso de graduação em Enfermagem da EE/USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: juliana.ribeiro.goncalves@usp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2014

Como Citar

1.
Lima AFC, Castilho V, Gonçalves JR. Atitudes de profissionais de enfermagem frente ao custo da assistência a pacientes de alta dependência. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2014 [citado 25º de maio de 2022];16(4):720-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/23473

Edição

Seção

Artigo Original