Índices prognósticos na prática clínica de enfermagem em terapia intensiva: revisão integrativa

Autores

  • Lucilane Maria Sales da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Laércia Ferreira Martins Universidade Estadual do Ceará
  • Cecília Cesarino Santos Hospital Distrital Fernandes Távora
  • Roberta Meneses Oliveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.22830

Palavras-chave:

Enfermagem, Índice de Gravidade de Doença, Cuidados de Enfermagem, Terapia Intensiva, Prognóstico

Resumo

Trata-se de revisão integrativa objetivando analisar a produção científica de Enfermagem sobre índices prognósticos na prática clínica em Terapia Intensiva. Realizou-se busca nas bases de dados Medline (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica), PubMed (National Library of Medicine) e Scopus (Elsevier). Selecionaram-se 12 artigos para análise, nas seguintes categorias temáticas: Índices prognósticos para avaliação da gravidade de pacientes assistidos em UTI; e Índices prognósticos como instrumentos norteadores da prática clínica e do gerenciamento do cuidado de Enfermagem em UTI. Inferiu-se que o uso de índices prognósticos na prática clínica e no gerenciamento do cuidado é incipiente, porém crescente na Enfermagem. Entretanto, há maior apropriação dos índices que lhe são próprios (TISS-28; NAS). Estes constituem ponto de partida para quantificar e qualificar os cuidados prestados e são ferramentas úteis para a gestão de recursos humanos e materiais, permitindo a incorporação de evidências científico-tecnológicas requeridas para a assistência a pacientes intensivos.

Descritores: Enfermagem; Índice de Gravidade de Doença; Cuidados de Enfermagem; Terapia Intensiva; Prognóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilane Maria Sales da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: coordenacao.ppcclis@uece.br.

Laércia Ferreira Martins, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Saúde, nível Mestrado, da UECE. Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: laerciamartins@gmail.com.

Cecília Cesarino Santos, Hospital Distrital Fernandes Távora

Enfermeira. Enfermeira de Terapia do Hospital Distrital Fernandes Távora. Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: ceciliacesarino@gmail.com.

Roberta Meneses Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde. Discente do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Saúde, nível Doutorado, da UECE. Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: menesesroberta@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Silva LMS da, Martins LF, Santos CC, Oliveira RM. Índices prognósticos na prática clínica de enfermagem em terapia intensiva: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 25º de abril de 2024];16(1):179-90. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22830

Edição

Seção

Artigo de Revisão