Fatores relacionados à adesão às recomendações para administração de redose em cirurgias limpas

Autores

  • Cristiane Schmitt Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Rúbia Aparecida Lacerda Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.22676

Palavras-chave:

Antibioticoprofilaxia, Infecção Hospitalar, Segurança do Paciente, Cuidados de Enfermagem

Resumo

A ISC é um dos principais eventos adversos entre pacientes cirúrgicos e é responsável por 20% das IRAS. A antibioticoprofilaxia cirúrgica é uma das práticas para prevenção de ISC, entretanto a adesão às diretrizes é baixa. Foi realizado um estudo observacional, transversal, retrospectivo que investigou o índice de adesão à redose e sua relação com características dos procedimentos e dos indivíduos. Foram avaliados 748 prontuários de cirurgias cardíacas, ortopédicas e neurológicas. Destes, 90 tinham indicação de redose, administrada em 26,6% das cirurgias. A adesão foi significativamente maior nas cirurgias cardíacas (34,3%) e de maior IRIC. Concluiu-se que a adesão às diretrizes para administração de redose é baixa e é necessário atuar na melhoraria do processo de uso de antibioticoprofilaxia cirúrgica. O uso de tecnologias aliado a conscientização, motivação das equipes e envolvimento da enfermagem podem ser alternativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Schmitt, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP). Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção do Hospital Oswaldo Cruz. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: cristianeschmmitt@yahoo.com.br.

Rúbia Aparecida Lacerda, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Associado da EE/USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: rlacerda@usp.br.

Publicado

31/03/2015

Como Citar

1.
Schmitt C, Lacerda RA. Fatores relacionados à adesão às recomendações para administração de redose em cirurgias limpas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 29º de março de 2024];17(1):78-84. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22676

Edição

Seção

Artigo Original