Expansão dos cursos de graduação em enfermagem em Mato Grosso: implicações e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v16i4.22581Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Ensino Superior, Instituições de Ensino Superior, Políticas PúblicasResumo
Estudo documental, cujo objetivo foi analisar a expansão dos cursos de graduação em enfermagem em Mato Grosso, fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996 e suas implicações. Constatou-se que ocorreu expansão do número destes, principalmente entre 2000 e 2010, de dois para 21, e de vagas, de 170 para 2137. Neste mesmo período, a proporção destes, por instituições privadas, passou de 50% para 71,4%. Como no Brasil, em MT o ensino superior em enfermagem passou por processo de expansão, principalmente pela rede privada e distribuição geográfica relacionada a regiões com maior desenvolvimento econômico. Não obstante o interesse em democratizar acesso ao ensino superior pela ampliação de vagas, há de se considerar o descompasso e a falta de garantia da disponibilidade de docentes com formação e competência para conduzir o processo de formação dos novos enfermeiros.
doi: 10.5216/ree.v16i4.22581.