Expansão dos cursos de graduação em enfermagem em Mato Grosso: implicações e desafios

Autores

  • Ludmilla Zangali de Mattos Corrêa Hospital Santa Rosa
  • Neuci Cunha dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem
  • Mirian Costa Barbosa Kobi

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i4.22581

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Ensino Superior, Instituições de Ensino Superior, Políticas Públicas

Resumo

Estudo documental, cujo objetivo foi analisar a expansão dos cursos de graduação em enfermagem em Mato Grosso, fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996 e suas implicações. Constatou-se que ocorreu expansão do número destes, principalmente entre 2000 e 2010, de dois para 21, e de vagas, de 170 para 2137. Neste mesmo período, a proporção destes, por instituições privadas, passou de 50% para 71,4%.  Como no Brasil, em MT o ensino superior em enfermagem passou por processo de expansão, principalmente pela rede privada e distribuição geográfica relacionada a regiões com maior desenvolvimento econômico. Não obstante o interesse em democratizar acesso ao ensino superior pela ampliação de vagas, há de se considerar o descompasso e a falta de garantia da disponibilidade de docentes com formação e competência para conduzir o processo de formação dos novos enfermeiros.

doi: 10.5216/ree.v16i4.22581.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmilla Zangali de Mattos Corrêa, Hospital Santa Rosa

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Gerente de Enfermagem do Hospital Santa Rosa. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: ludmillaenfermeira@gmail.com.

Neuci Cunha dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: neucicunha@zipmail.com.br.

Mirian Costa Barbosa Kobi

Enfermeira. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: mbkobi@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2014

Como Citar

1.
Corrêa LZ de M, Santos NC dos, Kobi MCB. Expansão dos cursos de graduação em enfermagem em Mato Grosso: implicações e desafios. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2014 [citado 28º de março de 2024];16(4):744-53. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22581

Edição

Seção

Artigo Original