Índex APGAR de Família na avaliação de relações familiares do idoso: revisão integrativa

Autores

  • Ivania Vera Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão
  • Roselma Lucchese Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão
  • Denize Bouttelet Munari Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Adélia Yaeko Kyosen Nakatani

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.22514

Palavras-chave:

Idoso, Família, Relações Familiares, Enfermagem

Resumo

Revisão Integrativa da Literatura com o objetivo de sistematizar o conhecimento produzido acerca de como tem sido utilizado o APGAR de Família na identificação da funcionalidade nas relações familiares de idosos. Método: Levantamento realizado nas bases de dados da LILACS, MedLine, Pubmed e SciELO com os descritores: “aged”, “aged, 80 and over”, “family relations” e “family”, por retratarem a tríade idoso-família-relações familiares nos idiomas português, inglês e espanhol, entre 2000 e 2013. Resultados: treze artigos atenderam aos critérios de inclusão, todos foram evidências de estudos não experimentais, descritivos ou com abordagem qualitativa. Os artigos analisados descrevem o APGAR de Família como um instrumento utilizado por equipe multiprofissional na avaliação da funcionalidade familiar a partir da pessoa índice. Rápido de ser aplicado, de fácil manejo profissional e interpretação, possibilita detecção de disfuncionalidade familiar de idosos e cuidadores, condição que colabora na ampliação da concepção das relações no contexto familiar.

Descritores: Idoso; Família; Relações Familiares; Enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivania Vera, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Campus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Catalão, Goiás, Brasil. E-mail: ivaniavera@gmail.com.

Roselma Lucchese, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem/CAC da UFG. Catalão, Goiás, Brasil. E-mail: roselmalucchese@hotmail.com.

Denize Bouttelet Munari, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da UFG. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: boutteletmunari@gmail.com.

Adélia Yaeko Kyosen Nakatani

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: adeliafen@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/03/2014

Como Citar

1.
Vera I, Lucchese R, Munari DB, Nakatani AYK. Índex APGAR de Família na avaliação de relações familiares do idoso: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 28º de março de 2024];16(1):199-210. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22514

Edição

Seção

Artigo de Revisão