Educação permanente em saúde: concepções e práticas de enfermeiros de unidades básicas de saúde

Autores

  • Priscila Orlandi Barth Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marines Aires Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • José Luis Guedes dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Flávia Regina Souza Ramos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i3.22020

Palavras-chave:

Papel do Profissional de Enfermagem, Educação em Saúde, Educação Continuada, Profissionais da Saúde, Atenção Primária

Resumo

A Educação Permanente em Saúde é uma estratégia para a construção de novas práticas em saúde e enfermagem. Este estudo objetivou conhecer as concepções e práticas de Educação Permanente em Saúde de enfermeiros da Atenção Básica dos municípios da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com base qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 28 enfermeiros e analisadas pela Análise Temática. Os resultados mostraram que os enfermeiros têm dúvidas sobre os significados e as práticas que envolvem a Educação Permanente em Saúde, a Educação Continuada e a Educação em Saúde. A Educação Permanente em Saúde, mesmo sendo uma política pública, ainda é realizada de forma fragmentada e pouco flexível. É necessário que os profissionais tenham clareza da direcionalidade dessa política para a transformação das práticas de saúde.

doi: 10.5216/ree.v16i3.22020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Orlandi Barth, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: priscilabarth@yahoo.com.br.

Marines Aires, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Porto Alegre, RS, E-mail: marines@uri.edu.br.

José Luis Guedes dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do PEN/UFSC, nível Doutorado. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: joseenfermagem@gmail.com.

Flávia Regina Souza Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: flaviar@ccs.ufsc.br.

Downloads

Publicado

30/09/2014

Como Citar

1.
Barth PO, Aires M, Santos JLG dos, Ramos FRS. Educação permanente em saúde: concepções e práticas de enfermeiros de unidades básicas de saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];16(3):604-11. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22020

Edição

Seção

Artigo Original