Educação permanente em saúde: concepções e práticas de enfermeiros de unidades básicas de saúde
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v16i3.22020Palavras-chave:
Papel do Profissional de Enfermagem, Educação em Saúde, Educação Continuada, Profissionais da Saúde, Atenção PrimáriaResumo
A Educação Permanente em Saúde é uma estratégia para a construção de novas práticas em saúde e enfermagem. Este estudo objetivou conhecer as concepções e práticas de Educação Permanente em Saúde de enfermeiros da Atenção Básica dos municípios da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com base qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 28 enfermeiros e analisadas pela Análise Temática. Os resultados mostraram que os enfermeiros têm dúvidas sobre os significados e as práticas que envolvem a Educação Permanente em Saúde, a Educação Continuada e a Educação em Saúde. A Educação Permanente em Saúde, mesmo sendo uma política pública, ainda é realizada de forma fragmentada e pouco flexível. É necessário que os profissionais tenham clareza da direcionalidade dessa política para a transformação das práticas de saúde.
doi: 10.5216/ree.v16i3.22020.