Práticas de autocuidado desenvolvidas por gestantes atendidas em um ambulatório de pré-natal

Autores

  • Sueli Riul da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Bibiane Dias Miranda Parreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Flávia Aparecida Dias Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Larissa Emmanuele Cardoso
  • Jéssica Daher da Cunha Universidade Federal do Triangulo Mineiro.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i4.21779

Palavras-chave:

Autocuidado, Cuidado Pré-Natal, Gravidez, Educação em Enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo cujo objetivo foi verificar práticas de autocuidado desenvolvidas por gestantes atendidas pelo serviço de pré-natal de um ambulatório. Participaram 99 gestantes. A pesquisa foi realizada em um ambulatório público de um município do interior de Minas Gerais. Utilizou-se questionário. As respostas foram analisadas por estatística descritiva. Os resultados evidenciaram maior autocuidado em relação ao consumo de substâncias tóxicas, como álcool e drogas, higiene, repouso e alimentação. Cuidados, como exercícios físicos, protetor solar e cuidados com as mamas, não foram considerados como prioridades pelas gestantes. A maioria afirmou ter recebido orientações sobre autocuidado de profissionais de saúde, destacando-se o médico e enfermeiro. A problematização do tema pode contribuir para a reorganização dos serviços de saúde, a fim de garantir melhores estratégias na qualidade da atenção prestada às gestantes, em especial no desenvolvimento das práticas educativas.

doi: 10.5216/ree.v16i4.21779.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Riul da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil. E-mail: sueliriul@terra.com.br.

Bibiane Dias Miranda Parreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Mestre em Atenção à Saúde. Professora Assistente da UFTM. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: bibianedias@yahoo.com.br.

Flávia Aparecida Dias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Mestre em Atenção à Saúde. Professora Substituta da UFTM. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: flaviadias_ura@yahoo.com.br.

Larissa Emmanuele Cardoso

Enfermeira. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: larissa_emmanuele@hotmail.com.

Jéssica Daher da Cunha, Universidade Federal do Triangulo Mineiro.

Enfermeira. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: jessidaher@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2014

Como Citar

1.
Silva SR da, Parreira BDM, Dias FA, Cardoso LE, Cunha JD da. Práticas de autocuidado desenvolvidas por gestantes atendidas em um ambulatório de pré-natal. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2014 [citado 4º de julho de 2022];16(4):812-21. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21779

Edição

Seção

Artigo Original