Demanda clínica de uma unidade de pronto atendimento, segundo o protocolo de Manchester

Autores

  • Aline Santos Diniz
  • Ana Paula da Silva
  • Cristiane Chaves de Souza Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Tânia Couto Machado Chianca Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.21700

Palavras-chave:

Triagem, Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência.

Resumo

Estudo com objetivo geral de identificar a demanda clínica dos pacientes atendidos por enfermeiros na classificação de risco de uma Unidade de Pronto Atendimento, segundo o protocolo de Manchester. Trata-se de estudo descritivo quantitativo cuja amostra foi de 364 prontuários. Os dados foram analisados no programa Statistical Package for the Social Science, utilizando estatística descritiva, bivariada e teste de correlação de Spearman. As principais queixas dos pacientes foram: “Indisposição no adulto”, “Problemas nos membros”, “Dor abdominal” e “Cefaleia”. Houve correlação inversa entre faixa etária e classificação de risco (rs = -0.14 p=0,005) e horário de atendimento e classificação de risco (rs = -1.02, p=0.046). Concluiu-se que os pacientes atendidos na classificação de risco apresentaram queixas urgentes e não urgentes. Quanto maior a faixa etária do paciente e mais tarde o horário de procura para atendimento, mais grave foi a sua condição clínica.

 

doi: 10.5216/ree.v16i2.21700.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Santos Diniz

Enfermeira. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: alinediniz89@hotmail.com.

Ana Paula da Silva

Enfermeira. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: anapaula_jhs@yahoo.com.br.

Cristiane Chaves de Souza, Universidade Federal de São João Del-Rei

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Assistente da Universidade Federal de São João Del-Rei. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: cristianesouza@ufsj.edu.br.

Tânia Couto Machado Chianca, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: tchianca@enf.ufmg.br.

Downloads

Publicado

30/06/2014

Como Citar

1.
Diniz AS, Silva AP da, Souza CC de, Chianca TCM. Demanda clínica de uma unidade de pronto atendimento, segundo o protocolo de Manchester. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 19º de abril de 2024];16(2):312-20. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21700

Edição

Seção

Artigo Original