Percepções de idosos que vivenciam o cuidado de enfermagem durante a hemodiálise

Autores

  • Julia de Moura Quintana
  • Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvana Sidney Costa Santos Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i3.21543

Palavras-chave:

Idoso, Cuidados de Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Diálise Renal

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar percepções de idosos sobre o cuidado de enfermagem em hemodiálise. Pesquisa qualitativa alicerçada na Teoria Fundamentada nos Dados, da qual participaram 10 idosos que recebiam cuidados de enfermagem durante tratamento em uma Clínica de Hemodiálise. A coleta de dados ocorreu durante as sessões de hemodiálise, por meio de entrevistas. Os dados submetidos à análise foram organizados em torno dos eixos temáticos: Tratamento em hemodiálise, subdividido nas categorias: a) vulnerabilidade e submissão frente ao tratamento, b) recuperação da autonomia e qualidade de vida; Cuidado de enfermagem em hemodiálise, com as respectivas categorias: a) competência profissional, b) relações interpessoais permeando o ambiente do cuidado de enfermagem. Identificou-se ambiguidade de sentimentos vivenciada pelos idosos relacionados ao cuidado de enfermagem, especificamente, à competência profissional e às relações interpessoais no ambiente. A relação entre os dois eixos temáticos emergentes apresenta-se como o cuidado de enfermagem ideal percebido pelos idosos.

doi: 10.5216/ree.v16i3.21543.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia de Moura Quintana

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: juliamq_uni@yahoo.com.br.

Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: ksalmeidah@yahoo.com.br.

Silvana Sidney Costa Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: silvanasidney@pesquisador.cnpq.br.

Downloads

Publicado

30/09/2014

Como Citar

1.
Quintana J de M, Hammerschmidt KS de A, Santos SSC. Percepções de idosos que vivenciam o cuidado de enfermagem durante a hemodiálise. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 17º de maio de 2022];16(3):662-70. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21543

Edição

Seção

Artigo Original