Autopercepção de saúde de idosos usuários de um serviço de oncologia

Autores

  • Raquel Heling Reis Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas
  • Eda Schwartz Universidade Federal de Pelotas
  • Lílian Moura de Lima Universidade Federal de Pelotas
  • Celmira Lange Universidade Federal de Pelotas
  • Aline Machado Feijó Universidade Federal de Pelotas
  • Giani Cunha Duarte Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i3.21482

Palavras-chave:

Doença Crônica, Saúde do Idoso, Oncologia, Enfermagem Geriátrica

Resumo

Objetivou-se descrever a autopercepção de saúde dos idosos em tratamento quimioterápico em um serviço de oncologia, segundo variáveis sociodemográficas, morbidades e apoio social. Estudo quantitativo, descritivo realizado com aplicação de questionário pré-codificado, com perguntas fechadas, tendo como respondentes 108 idosos em tratamento quimioterápico. Os dados foram organizados em um banco, e a análise feita por distribuição de frequência. Dentre os resultados sobre a saúde autorreferida, destaca-se a melhor avaliação de saúde nos indivíduos do sexo masculino que vivem com companheiro e realizam algum tipo de trabalho. Já os piores resultados obtidos foram na faixa etária de 60 a 74 anos, habitantes da zona rural, com renda de um a dois salários mínimos e apresentam hipertensão arterial sistêmica. As descobertas apontam possibilidades de intervenção para os profissionais de saúde, podendo fomentar a melhora da saúde percebida, dentre as quais estão o estímulo ao apoio familiar e a manutenção de atividades laborais.

doi: 10.5216/ree.v16i3.21482.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Heling Reis, Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas

Enfermeira. Enfermeira do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: raquelreling@hotmail.com.

Eda Schwartz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS, Brasil. E-mail: eschwartz@terra.com.br.

Lílian Moura de Lima, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFPel. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: lima.lilian@gmail.com.

Celmira Lange, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da UFPel. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: celmira_lange@terra.com.br.

Aline Machado Feijó, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFPel. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: aline_feijo@yahoo.com.br.

Giani Cunha Duarte, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da UFPel. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: giani_cd@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2014

Como Citar

1.
Reis RH, Schwartz E, Lima LM de, Lange C, Feijó AM, Duarte GC. Autopercepção de saúde de idosos usuários de um serviço de oncologia. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 24º de maio de 2022];16(3):612-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/21482

Edição

Seção

Artigo Original